O resumo apresenta o resultado colido a partir da prática têxteis em foto, durante a Eletiva de Fotografia, Componente Curricular Eletivo proposto do Novo Ensino Médio, realizado na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Flávio Ribeiro Lima, em Ubajara, Interior do Ceará, desenvolvida no primeiro semestre de 2024. O objetivo do projeto foi direcionar a atenção dos alunos nas práticas manuais contemporâneas, interferindo e modificando as fotos com o bordado, além, de levantar a discussão acerca da equidade de gênero: nos afazeres têxteis (costura, bordado e crochê) prática manual que é direcionada e associada as mulheres. Embasado nas experiências de DEWEY (1999) nas narrativas têxteis de BORRE (2000,2022), como também, questões levantadas sobre gênero por SANTOS (2022), além da cultura visual apresentada por FERNANDES (2000) nos norteou na metodologia, como forma de conhecer e experiênciar as práticas. Nas etapas foram organizadas na observação de imagens, no fazer/interferir nas fotos e por fim, a discussão e dificuldades encontradas ao bordar. Resultados apresentados foram bastantes satisfatório, visto que, uma turma de predominância masculina conseguiu se empenhar e mostrar um resultado positivo, sendo que é uma prática considerada feminina e eles se propuseram a participar nas suas produções e confecção de interferência. destacando como a prática têxtil em fotografia contribuiu para a desconstrução de estereótipos e a promoção da igualdade de participação entre os alunos.