Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino da educação básica tem com intuito visar à alfabetização de jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade própria do ensino fundamental e do ensino médio. Tem como finalidade efetivar a aprendizagem significativa a esses sujeitos na escola, permitindo-os o sujeito a retomar seus estudos, de um direito historicamente negado e a uma igualdade de acesso no cenário de educação continuada. Nessa perspectiva, observa-se que no presente artigo tem como objetivo discutir os relevantes processos de alfabetização de jovens e adultos na contemporaneidade, afim de compreender o contexto histórico da alfabetização da EJA e identificar as práticas pedagógicas e ações educativas voltadas para essa modalidade de ensino. Para efetivar esse empreendimento, utilizamos como principal referencial teórico Freire (1987). Neste sentido, utilizamos uma abordagem qualitativa e de análise bibliográfica. Das análises apresentadas tivemos como resultado os fatores presentes na sociedade dados que tal instancia se configuram como desafios enfrentados no processo de alfabetização, tais como idade, contexto socioeconômico e experiências previas de aprendizado, ampliando como uma visão panorâmica de como os desafios influência no processo de aprendizado, desse modo é válido salientar que o processo de alfabetização desses sujeitos se dá por meio de uma abordagem de fluentes fatores presentes na contemporaneidade.