Diante do processo de globalização e desenvolvimento tecnológico, bem como das mudanças educacionais instituídas que visam de alguma maneira a formação de cidadãos críticos, participantes das discussões e decisões da sociedade , faz-se necessária a abordagem de questões da Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no ensino de ciências, descrita ao longo desta proposta de ensino. Objetivamos, portanto, discutir os conteúdos científicos acerca do tema “Energias renováveis” e suas reverberações em questões da tecnologia, da sociedade e do meio ambiente na contemporaneidade, com foco em uma discussão sobre os parques de energia solar localizados no nordeste e, principalmente, os parques de energia eólica. Nossa proposta de ensino é composta por 4 aulas, a saber: (I) Problematização e discussão, com auxílio de um texto de literatura de cordel, abordando as consequências diretas e indiretas da instalação de parques de energia renovável em diversas cidades. (II e III) Apresentação e discussão de notícias de jornais a respeito da instalação de parques de energia eólica e solar no Brasil e no mundo. Em seguida, discutiremos os conceitos físicos acerca da produção de energia eólica e solar. (IV) Finalmente, será solicitado aos estudantes que redijam uma redação de opinião própria sobre os impactos das novas tecnologias que visam a produção de energia renovável no Brasil, se utilizando do estilo literário do cordel, das notícias e das discussões em sala. Esperamos que esta sequência didática possa contribuir para a formação crítica dos estudantes, incentivando a leitura, a escrita, a reflexão, a argumentação e a participação dos estudantes em questões de CTSA. Por fim, ressaltamos que os cordéis podem ser instrumentos com alto potencial para promover uma crítica acerca de questões sociocientíficas atuais, além de abordagens de temáticas contemporâneas.