Uma discussão intrínseca ao campo da Educação Matemática reside nas metodologias de ensino que visam proporcionar uma aprendizagem eficaz e significativa. Conforme Demo (2015), a predominância de aulas pautadas na velha pedagogia de transmissão de conteúdo ainda é realidade no atual cenário educacional, negligenciando-se a importância de incorporar na prática educacional elementos motivadores que estimulem a autonomia dos alunos, conforme preconizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao invés de meramente memorizar fórmulas, os estudantes devem ser envolvidos ativamente na construção do conhecimento, assumindo assim um papel de protagonistas. Sob essa perspectiva, este trabalho visa apresentar os resultados de um projeto desenvolvido com as turmas de 8° ano da Escola Agrícola de Ensino Fundamental Deputado Leorne Belém, Quixeramobim-Ceará. Ao longo do ano letivo, os alunos foram desafiados a criar seus próprios livros de matemática, contemplando especificamente os objetos de conhecimento do eixo de geometria. Em cada edição dos livros os alunos/autores incluíram explicações, exemplos, ilustrações, histórias, exercícios e enigmas, de acordo com sua criatividade, revelando assim sua identidade e preferências, o que tornou as produções acessíveis e inovadoras. Os resultados indicam uma melhoria no aprendizado dos alunos, juntamente com um maior engajamento no processo de construção do conhecimento. Assim, destaca-se a importância de proporcionar aos alunos a oportunidade de assumir papéis ativos como pesquisadores e autores em seu processo de aprendizagem.