A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO-MA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113181 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6159 "inscrito_id" => 13993 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO-MA" "resumo" => "O ensino da Sociologia na educação básica brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto à questão da percepção discente quanto a sua importãncia, papel e relevãncia em relação às demais disciplinas. Esses desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Em vista desta problemática, o presente estudo buscou investigar a realidade do ensino e aprendizagem da disciplina Sociologia a partir da percepção dos alunos do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, da rede pública de Paraibano/MA, além de identificar fatores que dificultam o processo de ensino de Sociologia no ensino médio e classificar através dos escritos, os desafios, pespectivas e sugestões quanto ao ensino de Sociologia para atual geração. Como metodologia, utilizou-se de uma amostra indicativa, cujo perfil dos estudantes foi composto por 30 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário semiestruturado, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demostram que, embora os estudantes tenham um conhecimento razoável quanto ao significado da disciplina e compreenda o conceito de Sociologia, bem como também compreendam a importância de suas contribuições ao processo de sua construção de cidadãos socialmente ativos, a pesquisa demonstrou um alto índice de desestímulos e falta de expectativas quanto ao que podem ainda aprender com a disciplina, sugerindo a necessidade de aulas mais dinâmicas, com a implementação de recursos tecnológicos, aulas externas, além de debates e seminários com mais frequência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13993_TB6159_16062024105521.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO COÊLHO DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO" "autor_email" => "jotape.csoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113181 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6159 "inscrito_id" => 13993 "titulo" => "A SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DA REALIDADE EDUCACIONAL A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CENTRO DE ENSINO EPITÁCIO PESSOA NO MUNICÍPIO DE PARAIBANO-MA" "resumo" => "O ensino da Sociologia na educação básica brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto à questão da percepção discente quanto a sua importãncia, papel e relevãncia em relação às demais disciplinas. Esses desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Em vista desta problemática, o presente estudo buscou investigar a realidade do ensino e aprendizagem da disciplina Sociologia a partir da percepção dos alunos do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, da rede pública de Paraibano/MA, além de identificar fatores que dificultam o processo de ensino de Sociologia no ensino médio e classificar através dos escritos, os desafios, pespectivas e sugestões quanto ao ensino de Sociologia para atual geração. Como metodologia, utilizou-se de uma amostra indicativa, cujo perfil dos estudantes foi composto por 30 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário semiestruturado, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demostram que, embora os estudantes tenham um conhecimento razoável quanto ao significado da disciplina e compreenda o conceito de Sociologia, bem como também compreendam a importância de suas contribuições ao processo de sua construção de cidadãos socialmente ativos, a pesquisa demonstrou um alto índice de desestímulos e falta de expectativas quanto ao que podem ainda aprender com a disciplina, sugerindo a necessidade de aulas mais dinâmicas, com a implementação de recursos tecnológicos, aulas externas, além de debates e seminários com mais frequência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID13993_TB6159_16062024105521.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PEDRO COÊLHO DE SOUSA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PEDRO" "autor_email" => "jotape.csoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }