O ensino da Sociologia na educação básica brasileira sempre esteve acompanhado de desafios, tanto no que se refere a sua legitimação no currículo e ao conjunto de conhecimentos a serem contemplados, quanto à questão da percepção discente quanto a sua importãncia, papel e relevãncia em relação às demais disciplinas. Esses desafios marcaram conquistas específicas para o ensino da Sociologia ao longo dos anos e continuam promovendo debates até os dias atuais. Em vista desta problemática, o presente estudo buscou investigar a realidade do ensino e aprendizagem da disciplina Sociologia a partir da percepção dos alunos do Centro de Ensino Epitácio Pessoa, da rede pública de Paraibano/MA, além de identificar fatores que dificultam o processo de ensino de Sociologia no ensino médio e classificar através dos escritos, os desafios, pespectivas e sugestões quanto ao ensino de Sociologia para atual geração. Como metodologia, utilizou-se de uma amostra indicativa, cujo perfil dos estudantes foi composto por 30 alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Centro de Ensino Epitácio Pessoa. O instrumento de coleta de dados escolhido foi um questionário semiestruturado, de natureza qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos demostram que, embora os estudantes tenham um conhecimento razoável quanto ao significado da disciplina e compreenda o conceito de Sociologia, bem como também compreendam a importância de suas contribuições ao processo de sua construção de cidadãos socialmente ativos, a pesquisa demonstrou um alto índice de desestímulos e falta de expectativas quanto ao que podem ainda aprender com a disciplina, sugerindo a necessidade de aulas mais dinâmicas, com a implementação de recursos tecnológicos, aulas externas, além de debates e seminários com mais frequência.