Considerando as orientações previstas na Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação básica (Brasil, 2019) e na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), documentos norteadores da formação docente e do ensino no Brasil que põem em relevo o trabalho com o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, este trabalho tem por objetivo discutir resultados de estudos sobre o uso de Recursos Educacionais Digitais e multiletramentos na formação docente. Metodologicamente, o estudo de cunho bibliográfico, foi realizado em diferentes bases de dados científicos (Catálogo de teses e dissertações da CAPES, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, OASIS BR e SciELO – Brasil), configurando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa e interpretativista, a qual buscou responder à seguinte questão: qual a sinergia e contribuições os Recursos Educacionais Digitais (RED) e os multiletramentos oferecem à formação de professores? Teoricamente, a investigação se ancora nos estudos de letramento de vertente sociocultural (Kleiman, 1995, 2005; 2014); em estudos que tematizam a formação de professores (Nóvoa, 2022; Freire, 1996; Silva e SantosMarques, 2022); em estudos sobre multiletramentos (Rojo; 2012; Kalantzis, Cope, Pinheiro, 2020) e nos estudos que investigam o papel dos RED na formação docente (Sales, 2014; Couto, 2017). Os resultados da pesquisa apontam que o domínio dos multiletramentos e os RED possibilitam ao docente uma prática pedagógica mais inovadora e dinâmica, além de uma formação que atende às atuais demandas do mundo digital, o qual se submete a um processo de transformação tecnológica que se expande, exponencialmente, pelo fato de possibilitar a criação de saberes entre campos de inovação numa linguagem digital, a qual implica diferentes linguagens, modos e tecnologias e que gera, armazena e recupera informações em diferentes tempos e espaços de formação.