Classificar as palavras em categorias é uma discussão recorrente entre os inúmeros gramáticos da nossa contemporaneidade. Isso acontece porque, para que essa classificação se torne coerente, é necessário que um conjunto de critérios seja pré-estabelecido. Desse modo, é essencial que os vocábulos sejam agrupados conforme os seus traços sintáticos, morfológicos, semânticos/discursivos comuns. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença dos critérios utilizados na descrição da classe dos adjetivos presente em uma gramática funcional e refletir sobre as possíveis implicações de tais critérios no ensino das descrições gramaticais. Partindo-se da concepção de que para classificar as palavras precisamos adotar critérios morfológicos, sintáticos e semânticos simultaneamente, utilizamos como fundamentos teóricos os postulados de Basílio (1987), Neves (2006) e Perini (1996). A metodologia da pesquisa consistiu numa pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, cujo corpus de análise foi apenas a classe dos adjetivos presente em uma gramática funcional. Os resultados mostram que, ao utilizar os critérios morfológicos, sintáticos e semânticos no agrupamento da classe de adjetivos, o ensino da descrição gramatical torna-se mais equilibrado e garante uma compreensão integral dos adjetivos. Além disso, a gramática em análise mostrou-se ser uma obra adequada para o ensino da descrição gramatical da classe dos adjetivos, ao passo que os autores buscam expor, explicar e exemplificar fenômenos semânticos, morfológicos e sintáticos ocorrentes no português do Brasil, além de incluírem o elemento textual-discursivo.