O uso da experimentação no ensino de Ciências facilita o aprendizado e a construção dos sentidos e significados, por meio de uma associação entre teoria e prática. Logo, este trabalho tem por objetivo descrever o uso da experimentação no ensino de ciências para o processo de ensino-aprendizagem, com o intuito de aproximar, através da construção de experimentos lúdicos os conteúdos ministrados nas aulas de Ciências com o cotidiano dos alunos, colaborando assim, com o processo de aprendizagem significativa. A experimentação foi realizada durante o Programa de Residência Pedagógica, com os alunos do 9° ano do ensino fundamental de uma escola Municipal de Teresina-PI, em um laboratório de Genética e Biologia Molecular do IFPI. Para a realização do experimento sobre extração de DNA, foi necessário o auxílio de um roteiro com os materiais e procedimentos necessários para que os alunos compreendessem o passo a passo da experimentação. A proposta de realizar um experimento com os alunos, ao utilizar-se de materiais comuns do dia a dia, despertou a curiosidade e empolgação para com a disciplina de Ciências, proporcionando um aprendizado mais significativo para os alunos e para os residentes, enquanto metodologia didática para aplicação de aulas. Desta forma os resultados mostraram que com a realização desta atividade, houve uma maior aproximação dos alunos com a disciplina de Ciências, mostrando que a experiência foi importante por ter despertado um maior interesse sobre o conteúdo e a disciplina, além do que, promoveu aos mesmos uma aprendizagem contextualizada e dinâmica, onde ambos desenvolveram pensamento crítico em relação ao desenvolvimento das práticas, bem como interação e participação mútua entre si, compartilhando experiências e conhecimentos oriundos do contexto educacional e social. Conclui-se que a experimentação visa ser um metodologia ativa que enriquece os conhecimentos dos aspectos implícitos em uma sala de aula, auxiliando o processo de ensinoaprendizagem.