O Colégio Estadual Natalino Mendes que está situado no Setor Jardim Primavera, região noroeste de Goiânia, conta com quarenta e dois professores licenciados, e funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. O maior problema e desafio dessa unidade de ensino são, respectivamente, as baixas notas e a falta de clareza, por parte dos professores dos diferentes tipos e funções das avaliações em larga escala. Isso acontece, pelo fato de que estão imbuídos de que avaliar seja aferir notas pelo desempenho que o aluno obteve no quesito rendimento no dia da prova, isso não engloba um parâmetro que os avalie nas dimensões formadora, diagnosticadora e emancipadora. O objetivo deste estudo é apresentar uma ideia, estratégia ou solução para este problema enfrentado no Colégio Estadual Natalino Mendes. Aqui procuramos investigar como vem acontecendo o problema da falta de clareza, por parte dos professores, dos diferentes tipos e funções das avaliações na unidade escolar objeto deste estudo. Sugere-se a realização de estudos e reflexões com a equipe de professores sobre os diferentes tipos e maneiras de avaliação para que os mesmos trabalhem numa perspectiva inovadora, utilizando as dimensões da avaliação formativa. Espera-se que com formações continuadas, reuniões de reavaliação e reflexões sistemáticas da equipe gestora e professores possam modificar, de forma positiva, a ação dos professores quanto a avaliação dos alunos, gerando assim o resultado esperado que é elevar o índice de aprovação e diminuir o índice de evasão dos alunos nessa comunidade escolar. Concluímos que após essas ações a equipe sentir-se-á vitoriosa gerando em toda unidade escolar um ambiente agradável e estimulante que terá como consequência o educador e aluno com autoestima alta que estará apto para desenvolver qualquer atividade que lhe for designada tanto dentro da sala de aula como fora dela.