Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO CENTRAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e currículo
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113791 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7018 "inscrito_id" => 1749 "titulo" => "AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO CENTRAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "O Colégio Estadual Natalino Mendes que está situado no Setor Jardim Primavera, região noroeste de Goiânia, conta com quarenta e dois professores licenciados, e funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. O maior problema e desafio dessa unidade de ensino são, respectivamente, as baixas notas e a falta de clareza, por parte dos professores dos diferentes tipos e funções das avaliações em larga escala. Isso acontece, pelo fato de que estão imbuídos de que avaliar seja aferir notas pelo desempenho que o aluno obteve no quesito rendimento no dia da prova, isso não engloba um parâmetro que os avalie nas dimensões formadora, diagnosticadora e emancipadora. O objetivo deste estudo é apresentar uma ideia, estratégia ou solução para este problema enfrentado no Colégio Estadual Natalino Mendes. Aqui procuramos investigar como vem acontecendo o problema da falta de clareza, por parte dos professores, dos diferentes tipos e funções das avaliações na unidade escolar objeto deste estudo. Sugere-se a realização de estudos e reflexões com a equipe de professores sobre os diferentes tipos e maneiras de avaliação para que os mesmos trabalhem numa perspectiva inovadora, utilizando as dimensões da avaliação formativa. Espera-se que com formações continuadas, reuniões de reavaliação e reflexões sistemáticas da equipe gestora e professores possam modificar, de forma positiva, a ação dos professores quanto a avaliação dos alunos, gerando assim o resultado esperado que é elevar o índice de aprovação e diminuir o índice de evasão dos alunos nessa comunidade escolar. Concluímos que após essas ações a equipe sentir-se-á vitoriosa gerando em toda unidade escolar um ambiente agradável e estimulante que terá como consequência o educador e aluno com autoestima alta que estará apto para desenvolver qualquer atividade que lhe for designada tanto dentro da sala de aula como fora dela.O Colégio Estadual Natalino Mendes que está situado no Setor Jardim Primavera, região noroeste de Goiânia, conta com quarenta e dois professores licenciados, e " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1749_TB7018_10062024191742.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON NUNES." "autor_email" => "nunespedagogo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113791 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7018 "inscrito_id" => 1749 "titulo" => "AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO CENTRAL DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "resumo" => "O Colégio Estadual Natalino Mendes que está situado no Setor Jardim Primavera, região noroeste de Goiânia, conta com quarenta e dois professores licenciados, e funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. O maior problema e desafio dessa unidade de ensino são, respectivamente, as baixas notas e a falta de clareza, por parte dos professores dos diferentes tipos e funções das avaliações em larga escala. Isso acontece, pelo fato de que estão imbuídos de que avaliar seja aferir notas pelo desempenho que o aluno obteve no quesito rendimento no dia da prova, isso não engloba um parâmetro que os avalie nas dimensões formadora, diagnosticadora e emancipadora. O objetivo deste estudo é apresentar uma ideia, estratégia ou solução para este problema enfrentado no Colégio Estadual Natalino Mendes. Aqui procuramos investigar como vem acontecendo o problema da falta de clareza, por parte dos professores, dos diferentes tipos e funções das avaliações na unidade escolar objeto deste estudo. Sugere-se a realização de estudos e reflexões com a equipe de professores sobre os diferentes tipos e maneiras de avaliação para que os mesmos trabalhem numa perspectiva inovadora, utilizando as dimensões da avaliação formativa. Espera-se que com formações continuadas, reuniões de reavaliação e reflexões sistemáticas da equipe gestora e professores possam modificar, de forma positiva, a ação dos professores quanto a avaliação dos alunos, gerando assim o resultado esperado que é elevar o índice de aprovação e diminuir o índice de evasão dos alunos nessa comunidade escolar. Concluímos que após essas ações a equipe sentir-se-á vitoriosa gerando em toda unidade escolar um ambiente agradável e estimulante que terá como consequência o educador e aluno com autoestima alta que estará apto para desenvolver qualquer atividade que lhe for designada tanto dentro da sala de aula como fora dela.O Colégio Estadual Natalino Mendes que está situado no Setor Jardim Primavera, região noroeste de Goiânia, conta com quarenta e dois professores licenciados, e " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1749_TB7018_10062024191742.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON NUNES DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON NUNES." "autor_email" => "nunespedagogo@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Colégio Estadual Natalino Mendes que está situado no Setor Jardim Primavera, região noroeste de Goiânia, conta com quarenta e dois professores licenciados, e funciona nos três turnos: matutino, vespertino e noturno. O maior problema e desafio dessa unidade de ensino são, respectivamente, as baixas notas e a falta de clareza, por parte dos professores dos diferentes tipos e funções das avaliações em larga escala. Isso acontece, pelo fato de que estão imbuídos de que avaliar seja aferir notas pelo desempenho que o aluno obteve no quesito rendimento no dia da prova, isso não engloba um parâmetro que os avalie nas dimensões formadora, diagnosticadora e emancipadora. O objetivo deste estudo é apresentar uma ideia, estratégia ou solução para este problema enfrentado no Colégio Estadual Natalino Mendes. Aqui procuramos investigar como vem acontecendo o problema da falta de clareza, por parte dos professores, dos diferentes tipos e funções das avaliações na unidade escolar objeto deste estudo. Sugere-se a realização de estudos e reflexões com a equipe de professores sobre os diferentes tipos e maneiras de avaliação para que os mesmos trabalhem numa perspectiva inovadora, utilizando as dimensões da avaliação formativa. Espera-se que com formações continuadas, reuniões de reavaliação e reflexões sistemáticas da equipe gestora e professores possam modificar, de forma positiva, a ação dos professores quanto a avaliação dos alunos, gerando assim o resultado esperado que é elevar o índice de aprovação e diminuir o índice de evasão dos alunos nessa comunidade escolar. Concluímos que após essas ações a equipe sentir-se-á vitoriosa gerando em toda unidade escolar um ambiente agradável e estimulante que terá como consequência o educador e aluno com autoestima alta que estará apto para desenvolver qualquer atividade que lhe for designada tanto dentro da sala de aula como fora dela.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.