Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO LIBERTADORA E FORMAÇÃO CRÍTICA-CIDADÃ NO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE, CONCEITOS E CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo trata da análise das contribuições sociais, conceituação e efetivação da formação cidadã, criticidade e educação libertadora no espaço escolar do ensino médio, no Centro Estadual de Educação de Tempo Integral (CETI) Cônego Cardoso, localizado no Centro de Castelo do Piauí, Rua Abdias Veras, 286. Emersos no pensamento de Freire, em vista a conscientização como um compromisso histórico, onde exige que os homens assumam o papel de que fazem e refazem o mundo. Sobretudo, os jovens, que a partir de uma visão para sua complexa existência, sejam ouvidos e oportunizados através de didáticas-pedagógicas que tratem o estudante como sujeito transformador por meio da educação, e não apenas um depósito de conhecimento. A partir de metodologias implementadas e discutidas na referente unidade de ensino, com iniciativas para a criticidade, com foco na leitura de mundo que precede a leitura da palavra, busca-se introduzir tais ações e análises dentro da atual sistematização educacional do ensino médio, perante as diversidades e deficiências trazidas pela implementação de métodos que não correspondem as concepções abordadas no estudo. Tais quais, através de movimentos sociais educacionais da iniciativa estudantil, visando a participação efetiva dos jovens no processo educacional de aprendizagem e conclusão da educação básica, desenvolveu-se práticas baseadas nos entendimentos de educação libertadora e conscientização dos estudantes sobre si e sobre o ambiente em que vivem, instigando a criticidade e a humanização dos seres. Propõe-se através do estudo, para além da análise do processo educativo e sua relação com o sujeito, a importância do desenvolvimento e/ou elaboração de movimentos e políticas públicas educacionais que tratem das questões aqui abordadas e valorizem as colocações durante os processos educacionais aplicados, no fazer e pensar educacional.

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