Este trabalho é parte de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é investigar os impactos da implementação do Novo Ensino Médio na aprendizagem dos estudantes da rede estadual de Pernambuco a partir da experiência em uma escola da zona Norte do Recife no período de 2022 a 2024. Propomos como objeto teórico, o Novo Ensino Médio e, como empírico, o processo de implementação deste na escola locus da pesquisa. A base teórica fundamentou-se na análise das políticas públicas para Ensino Médio, com ênfase na reforma do Novo Ensino Médio. Para atender a esta demanda, foi necessário identificar os principais desafios enfrentados pelos estudantes, professores e gestores durante a implementação do Novo Ensino Médio e de que maneira estes desafios dificultaram o processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar tal objetivo, foram coletados dados através de questionários e observação participante. Os dados Foram tratados de forma qualitativa, sob a metodologia da pesquisa-ação. Ao longo da pesquisa, verificamos que o processo de implementação se deu de forma cuidadosa, com a realização de reuniões para a escolha das trilhas dos itinerários formativos adequadas ao perfil docente e planejamento das aulas dos novos componentes curriculares. Entretanto, a rotatividade de professores, a grande quantidade de componentes curriculares das trilhas e a diminuição dos componentes da Formação da Base Comum fragilizou o processo de ensino aprendizagem; fato verificado através dos resultados internos e dos dados da avaliação diagnóstica aplicada nas turmas que fecham o primeiro ciclo do Novo Ensino Médio ao final de 2024.