A ludicidade precisa estar presente nas atividades pedagógicas com as crianças dos anos iniciais de escolarização, pois o trabalho pedagógico com jogos, brincadeiras, faz de conta, histórias cantadas, brinquedos etc. fazem parte do universo infantil. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo compreender de que modo o lúdico pode auxiliar no processo de inclusão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. Os pressupostos teóricos deste trabalho defendem a ideia de que a escola precisa tornar-se um espaço de integração para todas as crianças, e que a ludicidade pode facilitar o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos, esta pesquisa assumiu uma abordagem de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, visto que foi realizada uma revisão da literatura na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando o período de 2019-2023. A discussão dos resultados deu-se por meio de um processo interpretativo de metanálise. Os resultados preliminares apontaram que a ludicidade surgiu como uma estratégia pedagógica importante para a inclusão dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental nas atividades escolares, fomentando o acesso, a permanência e o sucesso de todos os alunos. Além disso, em atividades com jogos, o aspecto lúdico foi determinante na promoção da interação social das crianças, na criatividade delas e no desenvolvimento de suas habilidades. Portanto, introduzir o lúdico no processo educacional não apenas enriquece o ambiente de aprendizagem, mas também estimula o desenvolvimento integral dos alunos.