O PROTAGONISMO DOCENTE: UMA ELUCIDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONDUZIDA A PEDAGOGIA FREIRIANA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113129 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6066 "inscrito_id" => 6545 "titulo" => "O PROTAGONISMO DOCENTE: UMA ELUCIDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONDUZIDA A PEDAGOGIA FREIRIANA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a concepção de um grupo de estudantes com relação ao Protagonismo Docente, observando a pedagogia freiriana a partir de uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho, faz parte das atividades metodológicas da disciplina de “Fundamentos Sócio-históricos da Educação” do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia, apresentando a educação atual como um complexo desafio que precisa de reflexões mais abrangentes para haver uma educação significativa e inclusiva. Foi proposto uma análise, tendo como base a pedagogia freiriana, trazendo inicialmente o método tradicional de ensino e os seus reflexos na educação. Em seguida, a análise parte para a contextualização da Pedagogia Freiriana, tendo como base a “Pedagogia da Autonomia”, de Freire (1996) e complementando essa análise com as ideias de Bulgraen (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). O artigo também traz a análise dos desafios e perspectivas do Protagonismo Docente, tendo como base a bibliografia de Dewey (1916), Piaget (1926), Vygotsky (1978), Demo (1994 - 1998), Freire (1996), Arendt (1958), Brasil (2020), Duarte (2018), Leão (1999), Libâneo (1994), Volkweiss (2019) e Nóvoa (1992). Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que a pedagogia tradicional vive até hoje, sua raiz foi de uma força muito grande e mantém essa influência atualmente. Dessa forma, é necessário que o professor seja mais do que um transferidor de conteúdo, mas auxilie os estudantes a pensar, criticar e dialogar. Foi observado o verdadeiro papel do professor mediador em suas ações, almeja um ensino que fortaleça os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história, e assim, possam contribuir na formação de uma sociedade pensante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6545_TB6066_15102024101812.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLAUDISON" "autor_email" => "claudison.lima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113129 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6066 "inscrito_id" => 6545 "titulo" => "O PROTAGONISMO DOCENTE: UMA ELUCIDAÇÃO BIBLIOGRÁFICA CONDUZIDA A PEDAGOGIA FREIRIANA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta a concepção de um grupo de estudantes com relação ao Protagonismo Docente, observando a pedagogia freiriana a partir de uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho, faz parte das atividades metodológicas da disciplina de “Fundamentos Sócio-históricos da Educação” do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia, apresentando a educação atual como um complexo desafio que precisa de reflexões mais abrangentes para haver uma educação significativa e inclusiva. Foi proposto uma análise, tendo como base a pedagogia freiriana, trazendo inicialmente o método tradicional de ensino e os seus reflexos na educação. Em seguida, a análise parte para a contextualização da Pedagogia Freiriana, tendo como base a “Pedagogia da Autonomia”, de Freire (1996) e complementando essa análise com as ideias de Bulgraen (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). O artigo também traz a análise dos desafios e perspectivas do Protagonismo Docente, tendo como base a bibliografia de Dewey (1916), Piaget (1926), Vygotsky (1978), Demo (1994 - 1998), Freire (1996), Arendt (1958), Brasil (2020), Duarte (2018), Leão (1999), Libâneo (1994), Volkweiss (2019) e Nóvoa (1992). Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que a pedagogia tradicional vive até hoje, sua raiz foi de uma força muito grande e mantém essa influência atualmente. Dessa forma, é necessário que o professor seja mais do que um transferidor de conteúdo, mas auxilie os estudantes a pensar, criticar e dialogar. Foi observado o verdadeiro papel do professor mediador em suas ações, almeja um ensino que fortaleça os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história, e assim, possam contribuir na formação de uma sociedade pensante." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID6545_TB6066_15102024101812.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDISON DE LIMA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLAUDISON" "autor_email" => "claudison.lima@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }