O presente trabalho apresenta a concepção de um grupo de estudantes com relação ao Protagonismo Docente, observando a pedagogia freiriana a partir de uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho, faz parte das atividades metodológicas da disciplina de “Fundamentos Sócio-históricos da Educação” do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia, apresentando a educação atual como um complexo desafio que precisa de reflexões mais abrangentes para haver uma educação significativa e inclusiva. Foi proposto uma análise, tendo como base a pedagogia freiriana, trazendo inicialmente o método tradicional de ensino e os seus reflexos na educação. Em seguida, a análise parte para a contextualização da Pedagogia Freiriana, tendo como base a “Pedagogia da Autonomia”, de Freire (1996) e complementando essa análise com as ideias de Bulgraen (2010) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001). O artigo também traz a análise dos desafios e perspectivas do Protagonismo Docente, tendo como base a bibliografia de Dewey (1916), Piaget (1926), Vygotsky (1978), Demo (1994 - 1998), Freire (1996), Arendt (1958), Brasil (2020), Duarte (2018), Leão (1999), Libâneo (1994), Volkweiss (2019) e Nóvoa (1992). Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que a pedagogia tradicional vive até hoje, sua raiz foi de uma força muito grande e mantém essa influência atualmente. Dessa forma, é necessário que o professor seja mais do que um transferidor de conteúdo, mas auxilie os estudantes a pensar, criticar e dialogar. Foi observado o verdadeiro papel do professor mediador em suas ações, almeja um ensino que fortaleça os conhecimentos construídos e elaborados pela humanidade ao longo da história, e assim, possam contribuir na formação de uma sociedade pensante.