O trabalho refere-se a uma metodologia educacional humanizada e emancipatória criada para o desenvolvimento integral de sujeitos que vivem em vulnerabilidade social e possuem pouco acesso a oportunidades educacionais e profissionais. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da humanização e da educação emancipatória para a formação humana e profissional de sujeitos em vulnerabilidade social e econômica. Segundo o IBGE (2022), Alagoas é o estado com maior taxa de analfabetismo no Brasil, com taxa de 17,7%, e tal dado impacta diretamente na profissionalização dos sujeitos, visto que o mercado de trabalho exige pessoas capacitadas. É devido a este dado que se torna necessário uma formação humana e emancipatória que considere desde a formação socioemocional, em que desenvolva as habilidades sociais e emocionais até a capacitação técnica, de forma a possibilitar uma formação emancipatória e transformativa. Para a discussão deste trabalho, terá como referencial teórico Martins (2013), Paulo Freire (1996), IBGE (2022), Berlingeri (2018), entre outros. A partir do desenvolvimento da metodologia educacional realizada nas comunidades periféricas de Maceió, com base metodológica de Paulo Freire, percebeu-se que os sujeitos capacitados desenvolveram as habilidades necessárias para o mercado de trabalho e mais do que isso para a sua vida pessoal. A formação humana contribuiu significamente para a conscientização dos sujeitos e a apropriação enquanto protagonistas da sua transformação social.