A função social da escola em contextos de diversidade constitui-se como um tema relevante e desafiador na educação atual, uma vez que a diversidade socioeconômica, linguística, étnica e cultural nas salas de aula exige da escola uma abordagem inclusiva e sensível para assegurar que todos os educandos tenham acesso igualitário a uma educação de qualidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a função social da escola em um contexto de diversidade, com enfoque nos desafios e possibilidades possíveis. Metodologicamente, este estudo caracteriza-se por ser uma revisão bibliográfica, cuja abordagem é qualitativa. A partir disso, o aporte teórico respaldou-se em autores como Paulo Freire e Vitor Paro entre outros que versam sobre o referido tema. Nesse sentido, espera-se alcançar como resultados que a escola deve ser um espaço social e de inclusão, porém apresenta desafios na valorização da diversidade e fatores como gestão autoritária e práticas educativas descontextualizadas da realidade. Para seguirmos um novo caminho, é necessário democracia, diálogo e dar voz ao povo, valorizando suas identidades. Em suma, conclui-se que enfrentamos muitos desafios na construção de uma escola pública que valorize e respeite a diversidade. No entanto, não podemos deixar de lutar por uma escola pública que seja do povo, para o povo e com o povo. Essa é a verdadeira essência da escola pública.