Em nossa sociedade contemporânea, marcada pelo avanço das tecnologias, as informações sobre o mundo são majoritariamente transmitidas e trocadas por meio de recursos imagéticos. Dessa forma, pessoas com deficiência visual encontram sérias dificuldades em diversos aspectos de suas vidas, especialmente no ambiente escolar, onde os conteúdos são predominantemente visuais. Esse cenário configura o que Diniz (2007) descreve como uma opressão baseada na deficiência, impondo barreiras ao desenvolvimento na educação básica e superior. Diante desse contexto, argumentamos que a audiodescrição pode ser uma ferramenta importante para o rompimento de barreiras pedagógicas, corroborando assim no processo de inclusão de dicentes com deficiência visual no espaço escolar (Alves, 2012; Sousa, 2017; Cerejeira, Alves, 2023). Neste estudo objetivamos investigar a utilização da audiodescrição em ambientes escolares. Como metodologia, baseamo-nos em relatos autobiográficos dos próprios autores, cujos narrativas foram analisadas à luz dos Estudos da Deficiência. Concluímos que a audiodescrição é um recurso de suma relevância para a inclusão educacional de discentes com deficiência visual. Entretanto, verifica-se que sua utilização é ainda pouco explorada nos espaços escolares, acarretando em empecilhos na trajetória educacional das pessoas com deficiência.