Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESCOBRINDO CAMINHOS: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NA 2A SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS/AM

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111301
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3418
    "inscrito_id" => 6386
    "titulo" => "DESCOBRINDO CAMINHOS: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NA 2A SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS/AM"
    "resumo" => "Com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em 2022, foram criadas novas Unidades Curriculares Comuns (UCC). Dentre elas, a disciplina Projeto Integrador (PI), que busca integrar diferentes disciplinas e habilidades, visando promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa, incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido de forma prática e interdisciplinar para que desenvolvam competências como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação, enquanto abordam temas relevantes e desafiadores. Nesse contexto, foi idealizado um projeto que busca alinhar habilidades e experiências adquiridas até o momento à orientação vocacional, a fim de auxiliá-los com as futuras escolhas acadêmicas. Assim, propôs-se aos alunos a elaboração e confecção de murais individuais, em que eles relacionassem os propósitos que tinham na infância com os atuais. Para tanto, eles realizaram um levantamento de informações relativas aos cursos que pretendem estudar, tais como ementas de cursos, campos de atuação profissional, bem como notas de corte em vestibulares de instituições públicas e privadas. Como resultados, pode-se apontar que o projeto desenvolvido com noventa e sete alunos da 2a série do ensino médio em uma escola estadual em Manaus/AM, ofereceu uma oportunidade proveitosa de autoconhecimento, compreensão e reflexão sobre suas escolhas acadêmicas futuras, alinhadas aos seus sonhos de infância, explorando as diferentes áreas de interesse às suas aptidões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6386_TB3418_27102024184603.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CONSUELO ANDRADE SIMÕES CLEBSCH"
    "autor_nome_curto" => "CONSUELO"
    "autor_email" => "consueloclebsch@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111301
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 3418
    "inscrito_id" => 6386
    "titulo" => "DESCOBRINDO CAMINHOS: ORIENTAÇÃO VOCACIONAL NA 2A SÉRIE DO NOVO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DA DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DA CIDADE DE MANAUS/AM"
    "resumo" => "Com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em 2022, foram criadas novas Unidades Curriculares Comuns (UCC). Dentre elas, a disciplina Projeto Integrador (PI), que busca integrar diferentes disciplinas e habilidades, visando promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa, incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido de forma prática e interdisciplinar para que desenvolvam competências como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação, enquanto abordam temas relevantes e desafiadores. Nesse contexto, foi idealizado um projeto que busca alinhar habilidades e experiências adquiridas até o momento à orientação vocacional, a fim de auxiliá-los com as futuras escolhas acadêmicas. Assim, propôs-se aos alunos a elaboração e confecção de murais individuais, em que eles relacionassem os propósitos que tinham na infância com os atuais. Para tanto, eles realizaram um levantamento de informações relativas aos cursos que pretendem estudar, tais como ementas de cursos, campos de atuação profissional, bem como notas de corte em vestibulares de instituições públicas e privadas. Como resultados, pode-se apontar que o projeto desenvolvido com noventa e sete alunos da 2a série do ensino médio em uma escola estadual em Manaus/AM, ofereceu uma oportunidade proveitosa de autoconhecimento, compreensão e reflexão sobre suas escolhas acadêmicas futuras, alinhadas aos seus sonhos de infância, explorando as diferentes áreas de interesse às suas aptidões."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6386_TB3418_27102024184603.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CONSUELO ANDRADE SIMÕES CLEBSCH"
    "autor_nome_curto" => "CONSUELO"
    "autor_email" => "consueloclebsch@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Com a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) em 2022, foram criadas novas Unidades Curriculares Comuns (UCC). Dentre elas, a disciplina Projeto Integrador (PI), que busca integrar diferentes disciplinas e habilidades, visando promover uma aprendizagem mais contextualizada e significativa, incentivando os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido de forma prática e interdisciplinar para que desenvolvam competências como trabalho em equipe, pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação, enquanto abordam temas relevantes e desafiadores. Nesse contexto, foi idealizado um projeto que busca alinhar habilidades e experiências adquiridas até o momento à orientação vocacional, a fim de auxiliá-los com as futuras escolhas acadêmicas. Assim, propôs-se aos alunos a elaboração e confecção de murais individuais, em que eles relacionassem os propósitos que tinham na infância com os atuais. Para tanto, eles realizaram um levantamento de informações relativas aos cursos que pretendem estudar, tais como ementas de cursos, campos de atuação profissional, bem como notas de corte em vestibulares de instituições públicas e privadas. Como resultados, pode-se apontar que o projeto desenvolvido com noventa e sete alunos da 2a série do ensino médio em uma escola estadual em Manaus/AM, ofereceu uma oportunidade proveitosa de autoconhecimento, compreensão e reflexão sobre suas escolhas acadêmicas futuras, alinhadas aos seus sonhos de infância, explorando as diferentes áreas de interesse às suas aptidões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.