Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ULTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL DOS ESTUDANTES DA EJA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113115
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6041
    "inscrito_id" => 12828
    "titulo" => "A ULTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL DOS ESTUDANTES DA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade refletir acerca da utilização do podcast como instrumento na formação do letramento digital dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O podcast é um gênero digital muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que proporciona ao aluno(a) uma vertente mais interativa e dinâmica, possibilitando maior interação com todos à sua volta. Dessa forma, criar práticas eficazes em sala de aula usando tecnologia de informação se torna algo prazeroso e leve. A potencialidade do podcast está atrelada à sua praticidade e eficácia no contexto socioeducacional. Refletir sobre novas tendências tecnológicas e de informação se torna indispensável. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da Educação Básica que atua nos níveis Fundamental e Médio, focada no público de jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada. A LDB nº 9.394/96 determina como responsabilidade do poder público ações integradas e complementares que garantam o acesso e a permanência do aluno(a) no ensino da EJA. A pesquisa será pautada em uma investigação bibliográfica acerca dos seguintes autores: Costa (1994), Gatti (2010), Lacerda (2013), Soares (2005), Silva (1999) e Fonseca (2002). A partir desse estudo, podemos considerar o podcast como um instrumento educativo e inovador. O processo de ensino-aprendizagem possibilita ao aluno(a) a capacidade de estabelecer relações com o mundo à sua volta. Dessa forma, garantir uma educação de qualidade na Educação de Jovens e Adultos se torna indispensável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12828_TB6041_27102024162409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE IMACULADA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE IMACULADA"
    "autor_email" => "joyceimaculada@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113115
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6041
    "inscrito_id" => 12828
    "titulo" => "A ULTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DO LETRAMENTO DIGITAL DOS ESTUDANTES DA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade refletir acerca da utilização do podcast como instrumento na formação do letramento digital dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O podcast é um gênero digital muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que proporciona ao aluno(a) uma vertente mais interativa e dinâmica, possibilitando maior interação com todos à sua volta. Dessa forma, criar práticas eficazes em sala de aula usando tecnologia de informação se torna algo prazeroso e leve. A potencialidade do podcast está atrelada à sua praticidade e eficácia no contexto socioeducacional. Refletir sobre novas tendências tecnológicas e de informação se torna indispensável. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da Educação Básica que atua nos níveis Fundamental e Médio, focada no público de jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada. A LDB nº 9.394/96 determina como responsabilidade do poder público ações integradas e complementares que garantam o acesso e a permanência do aluno(a) no ensino da EJA. A pesquisa será pautada em uma investigação bibliográfica acerca dos seguintes autores: Costa (1994), Gatti (2010), Lacerda (2013), Soares (2005), Silva (1999) e Fonseca (2002). A partir desse estudo, podemos considerar o podcast como um instrumento educativo e inovador. O processo de ensino-aprendizagem possibilita ao aluno(a) a capacidade de estabelecer relações com o mundo à sua volta. Dessa forma, garantir uma educação de qualidade na Educação de Jovens e Adultos se torna indispensável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12828_TB6041_27102024162409.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE IMACULADA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE IMACULADA"
    "autor_email" => "joyceimaculada@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem como finalidade refletir acerca da utilização do podcast como instrumento na formação do letramento digital dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O podcast é um gênero digital muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que proporciona ao aluno(a) uma vertente mais interativa e dinâmica, possibilitando maior interação com todos à sua volta. Dessa forma, criar práticas eficazes em sala de aula usando tecnologia de informação se torna algo prazeroso e leve. A potencialidade do podcast está atrelada à sua praticidade e eficácia no contexto socioeducacional. Refletir sobre novas tendências tecnológicas e de informação se torna indispensável. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da Educação Básica que atua nos níveis Fundamental e Médio, focada no público de jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada. A LDB nº 9.394/96 determina como responsabilidade do poder público ações integradas e complementares que garantam o acesso e a permanência do aluno(a) no ensino da EJA. A pesquisa será pautada em uma investigação bibliográfica acerca dos seguintes autores: Costa (1994), Gatti (2010), Lacerda (2013), Soares (2005), Silva (1999) e Fonseca (2002). A partir desse estudo, podemos considerar o podcast como um instrumento educativo e inovador. O processo de ensino-aprendizagem possibilita ao aluno(a) a capacidade de estabelecer relações com o mundo à sua volta. Dessa forma, garantir uma educação de qualidade na Educação de Jovens e Adultos se torna indispensável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.