Este trabalho tem como finalidade refletir acerca da utilização do podcast como instrumento na formação do letramento digital dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. O podcast é um gênero digital muito eficaz no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que proporciona ao aluno(a) uma vertente mais interativa e dinâmica, possibilitando maior interação com todos à sua volta. Dessa forma, criar práticas eficazes em sala de aula usando tecnologia de informação se torna algo prazeroso e leve. A potencialidade do podcast está atrelada à sua praticidade e eficácia no contexto socioeducacional. Refletir sobre novas tendências tecnológicas e de informação se torna indispensável. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino da Educação Básica que atua nos níveis Fundamental e Médio, focada no público de jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada. A LDB nº 9.394/96 determina como responsabilidade do poder público ações integradas e complementares que garantam o acesso e a permanência do aluno(a) no ensino da EJA. A pesquisa será pautada em uma investigação bibliográfica acerca dos seguintes autores: Costa (1994), Gatti (2010), Lacerda (2013), Soares (2005), Silva (1999) e Fonseca (2002). A partir desse estudo, podemos considerar o podcast como um instrumento educativo e inovador. O processo de ensino-aprendizagem possibilita ao aluno(a) a capacidade de estabelecer relações com o mundo à sua volta. Dessa forma, garantir uma educação de qualidade na Educação de Jovens e Adultos se torna indispensável.