A sociedade vem se modificando ao decorrer do tempo, e o que se espera é que essas transformações estejam, acima de tudo, pautadas nas melhorias e o bom convívio social. Porém, nota-se que a barbárie tende a permanecer no avanço da sociedade, com o crescimento do preconceito, desigualdade e violência física e moral e muitas outras atrocidades. O filosofo judeu-alemão Theodor Adorno (1903-1969), que foi exilado e vivenciou o nazismo e o fim da segunda guerra, defendeu a educação cultivada e vivida pelas pessoas como elemento necessário no combate à barbárie. Frente a isso, o presente trabalho busca destacar a importância da educação como uma possível ferramenta no combate a essas barbaridades existentes na sociedade, realizada a partir da percepção de Adorno em Educação Após Auschwitz. A pesquisa e de natureza ensaística e bibliográfica, com base em trabalhos existentes, disponíveis na internet, onde foram coletados e analisados. Pautando-se no estudo de Theodor Adorno (1986) e outros estudiosos como Fonseca, Colares e Costa (2019); Kirchener e Cipolini (2013); Antunes e Zuin (2008); Chaves e Souza (2018); Rufino (2019) e entre outros. Onde aborda a educação destacando suas vantagens e sendo uma ferramenta formadora e transformadora na vida das pessoas, destacando o direito ao seu acesso, a importância de se ser trabalhada na primeira infância e no decorrer de sua vida, e que através dela as pessoas conseguem desenvolver a sua autonomia. Além de, destacar o papel do professor e sua importância nesse contexto contra a violência e que o ato educar não é exclusivo do ambiente escolar e sim de todos, sempre evidenciando a educação como uma resistência a cultura de violência e atrocidades que acontecem na sociedade.