A utilização de recursos didáticos como estratégia de aprendizagem proporciona uma gama variada de estímulos aos alunos, abrangendo aspectos cognitivos e emocionais. O Ensino de Botânica, no cenário atual, tende a ser excessivamente teórico, desmotivador para os estudantes e subestimado no contexto mais amplo das disciplinas de Biologia. Esta abordagem carece de inovações significativas, o que por sua vez dificulta a compreensão e assimilação dos conteúdos relacionados às plantas. Neste cenário, objetivou-se com o presente trabalho elaborar um jogo como uma adaptação do clássico dominó, porém com uma abordagem voltada para as espécies botânicas de famílias. O objetivo primordial deste jogo é facilitar a assimilação acerca do conteúdo de botânica, principalmente sobre as famílias das espécies descritas no jogo, permitindo que os alunos desenvolvam a habilidade de associar espécies botânicas às suas respectivas categorias taxonômicas. O desenvolvimento do jogo ocorreu ao longo do primeiro semestre de 2024, com base em uma abordagem avaliativa de caráter qualitativo. O foco central desta proposta reside na utilização de jogos educativos como ferramenta de ensino-aprendizagem no ensino básico. O jogo é composto por 28 peças, divididas de acordo com as famílias que as espécies pertencem, onde os números serão substituídos por espécimes botânicas de uma mesma família, a exemplo: todas as peças que possuam o número 1 terão plantas do mesmo táxon, as que tiverem o número 2 substituídas por espécimes de outro táxon e assim sucessivamente. Cada peça será dividida em duas, uma terá a representação de um espécime de uma família botânica, e na outra parte terá outro pertencente a outra família com a intenção de que os alunos associem por meio de seus conhecimentos as espécies as suas determinadas famílias. Essa abordagem visa estimular os alunos a associarem as espécies às suas respectivas famílias por meio de seus conhecimentos prévios.