A Diversidade Cultural carrega consigo uma variedade de informações, e é berço das tradições, já que possui valores únicos como suas crenças, línguas e modo de vida. Esta diversidade é ampla, e tem sua importância para a formação das sociedades, sendo essencial, ser pauta na Educação Básica, como Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois dessa forma, ajuda na promoção da tolerância e do respeito, e na construção da cidadania. Diante do exposto, tem-se a necessidade de compreender na pratica da sala de aula, como os estudantes têm aprendido sobre Diversidade, e como os livros de ciências têm ajudado nessa compreensão. Portanto, o objetivo pontual deste plano de trabalho é investigar como se constitui os temas que tratam da diversidade cultural, nos livros didáticos de ciências utilizados em escolas do Ensino Fundamental dos anos finais, da cidade de Codó Maranhão, analisando pela perspectiva da educação intercultural. A metodologia utilizada foi a de identificar o quantitativo de livros na rede pública de ensino da cidade de Codó/Maranhão e sua forma de escolha por parte da escola/dos professores de ciências, com isso houve a necessidade de encontrar, e categorizar os principais temas que versam sobre educação para diversidade na amostragem de livros selecionados, e logo em seguida, foram analisadas as categorias selecionadas pela perspectiva da Educação Intercultural. Contudo, percebeu-se que os livros de Ciências estudados, possuem relevância na educação para a diversidade, conforme as competências da BNCC, já que versam sobre o tema com textos e atividades. Desse modo os livros do 6º, 7º e 8º ano versam cada um, uma vez sobre o tema, e o do 9º ano possui 3 textos com o tema, servindo de instrumento para promover o respeito às diferenças