O incentivo à profusão das Escolas em Tempo Integral (ETIs) já foi atestado no Plano Nacional de Educação de 13.005/2014 e na Lei 14.640/2023. Diante desse cenário, o presente trabalho tem como objetivo investigar os meandros que perpassam a proposta de implantação das ETIs a partir de um estudo de caso na Escola de Cidadania Olavo Bilac, localizada em Crateús-CE. O recorte deste estudo busca estabelecer benefícios e entraves comuns a instituições com este tipo de ensino. A pesquisa, cuja abordagem metodológica é qualitativa, se fundamenta em Cavaliere (2014), Estrela et al (2022), Santos (2021) e Saviani (2018). O estudo de caso realizado na referida escola foi elaborado a partir de entrevistas semiestruturadas com a gestão da supracitada escola e aplicação de questionários com oito professores. Além disso, no interesse de verificar os aspectos macro do tema em questão no tocante ao município, realizamos entrevistas estruturadas com profissionais da Secretaria de Educação e do Sindicato dos Professores de Crateús (SindProf). Este artigo observou, entre outras coisas, que a precariedade da infraestrutura e da formação continuada dos docentes é um grande entrave para o pleno funcionamento das escolas públicas crateuenses que aderiram à extensão do tempo regular.