O campo educacional tem vivenciado um intenso movimento de atualização dos referenciais curriculares para todas as disciplinas escolares, mas, em especial, para Ciências, que passa a ser compreendida pela BNCC como o espaço-tempo curricular para o letramento tanto na língua materna como nas práticas científicas. O ensino de Ciências tem como objetivo promover o letramento científico e a formação cidadã. Trabalhados de forma integrada, esses objetivos podem estimular o pensamento crítico, tomada de decisão e a capacidade de argumentação dos estudantes. No entanto, o ensino de Ciências enfrenta desafios, como a percepção de falta de relevância pelos alunos e dificuldades na formação dos professores, sobretudo a continuada. O currículo tradicional, que restringe a autonomia docente e os sistemas de avaliação que não valorizam as questões sociocientíficas (QSCs), agravam essa crise. As QSCs, baseadas no ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), compreendem questões sociais, ambientais, tecnológicas, políticas, econômicas e culturais, muitas vezes controversas. Esta pesquisa analisa como as QSCs podem ser integradas ao currículo da educação básica, contribuindo para um ensino crítico, o desenvolvimento da alfabetização científica e participação ativa na sociedade. Além disso, explora como as QSCs são abordadas na BNCC e nas pesquisas do ensino fundamental, oferecendo estratégias para sua inclusão, visando a um ensino de Ciências mais relevante e contextualizado.