Esse artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada no mestrado profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Desse modo, tem-se como objeto de investigação a interface da EJA e Educação Especial na Perspectiva Inclusiva para a formação docente. O lócus da pesquisa é a Instituto Federal Baiano campus Senhor do Bonfim e os sujeitos da pesquisa são os/as estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias (LCA). Temos como situação problema, o seguinte questionamento: como os(as) estudantes do curso de licenciatura em ciências agrárias percebem os(as) discentes com deficiência na educação de jovens e adultos? Assim, definimos como objetivo norteador: compreender a percepção do(a) licenciando(a) em ciências agrárias em relação ao (a) discente com deficiência na educação de jovens e adultos com vistas a criação de uma trilha formativa para estudantes de licenciaturas. Nesse viés, adotamos como estratégia metodológica a abordagem qualitativa, a pesquisa-ação, a análise microgenética inspirada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky. Nesse sentido, para alcançar os objetivos proposto, organizamos como produto do mestrado, o desenvolvimento de uma trilha formativa, na qual consiste numa intervenção com ciclos formativos para os(as) estudantes do referido curso a partir das lacunas encontradas em relação ao tema. Convém salientar que essa intervenção ainda está em andamento e os resultados da pesquisa ainda são parciais. Entretanto, até o momento, constatou-se lacunas na formação docente inicial desses(as) licenciandos(as) referente a temática em estudo.