O ATO DE LER E COMPREENDER TEXTOS NA PERPECTIVA INTERACIONAL DA LINGUAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111148 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3197 "inscrito_id" => 10839 "titulo" => "O ATO DE LER E COMPREENDER TEXTOS NA PERPECTIVA INTERACIONAL DA LINGUAGEM" "resumo" => "Este artigo explora o processo de leitura e compreensão de textos sob a ótica interacional da linguagem. O ato de ler vai além da decodificação de palavras, envolvendo uma interação dinâmica entre o leitor, o texto e o contexto sociocultural, nesta perspectiva, a compreensão é construída através de uma troca contínua entre o leitor e o texto, influenciada por suas experiências prévias, conhecimentos de mundo e interpretações individuais. Abordamos também a importância do diálogo entre leitores, onde diferentes pontos de vista e interpretações enriquecem a compreensão coletiva do texto, baseados nos estudos de Kleiman (2002), Koch e Elias (2017). Destacamos a relevância da interação verbal e não verbal, bem como do contexto comunicativo, na construção do significado durante o processo de leitura. Além disso, discutimos a importância de estratégias de leitura ativa, como fazer perguntas, fazer conexões com experiências pessoais e buscar pistas contextuais, para aprofundar a compreensão do texto. Ao considerar a leitura como um ato interacional, reconhecemos que a interpretação de um texto é moldada pela interação dinâmica entre o leitor e o texto, bem como pelo contexto em que essa interação ocorre, portanto, promover uma abordagem interativa da leitura não só melhora a compreensão individual, mas também enriquece a compreensão coletiva por meio do diálogo e da troca de ideias entre os leitores, essa perspectiva amplia nossa compreensão do processo de leitura, destacando sua natureza social e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10839_TB3197_08042024210900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALTAMARA" "autor_nome_curto" => "ALTAMARA" "autor_email" => "letrasnara@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111148 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3197 "inscrito_id" => 10839 "titulo" => "O ATO DE LER E COMPREENDER TEXTOS NA PERPECTIVA INTERACIONAL DA LINGUAGEM" "resumo" => "Este artigo explora o processo de leitura e compreensão de textos sob a ótica interacional da linguagem. O ato de ler vai além da decodificação de palavras, envolvendo uma interação dinâmica entre o leitor, o texto e o contexto sociocultural, nesta perspectiva, a compreensão é construída através de uma troca contínua entre o leitor e o texto, influenciada por suas experiências prévias, conhecimentos de mundo e interpretações individuais. Abordamos também a importância do diálogo entre leitores, onde diferentes pontos de vista e interpretações enriquecem a compreensão coletiva do texto, baseados nos estudos de Kleiman (2002), Koch e Elias (2017). Destacamos a relevância da interação verbal e não verbal, bem como do contexto comunicativo, na construção do significado durante o processo de leitura. Além disso, discutimos a importância de estratégias de leitura ativa, como fazer perguntas, fazer conexões com experiências pessoais e buscar pistas contextuais, para aprofundar a compreensão do texto. Ao considerar a leitura como um ato interacional, reconhecemos que a interpretação de um texto é moldada pela interação dinâmica entre o leitor e o texto, bem como pelo contexto em que essa interação ocorre, portanto, promover uma abordagem interativa da leitura não só melhora a compreensão individual, mas também enriquece a compreensão coletiva por meio do diálogo e da troca de ideias entre os leitores, essa perspectiva amplia nossa compreensão do processo de leitura, destacando sua natureza social e dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10839_TB3197_08042024210900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALTAMARA" "autor_nome_curto" => "ALTAMARA" "autor_email" => "letrasnara@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }