Investigamos como os educadores atuantes no ensino fundamental percebem e abordam o ensino de estudantes diagnosticados com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) em ambientes educacionais convencionais e comparamos aspectos de suas práticas pedagógicas com os elementos preconizados pelos saberes acadêmicos. A pesquisa materializa-se na forma de uma revisão de literatura em artigos publicados em periódicos realizada usando o Google Acadêmico, tendo como termos de busca: TDAH, ensino, percepção, professores, utilizados de forma individual e combinada por meio dos operadores lógicos AND e OR, e tendo como recorte temporal o período de 2003 a 2022. Como critério de inclusão, aplicado após a leitura dos resumos dos artigos selecionados, os textos deveriam abordar investigações sobre as percepções e/ou opiniões de professores sobre a atividade de ensino de alunos diagnosticados com TDAH. Após a busca dos textos e a aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 10 estudos, aos quais foram aplicadas técnicas fundamentadas na análise de conteúdo, com o objetivo identificar as concepções epistemológicas que permeiam os textos. Nossos resultados evidenciam a discrepância entre a postura epistemológica dos autores dos artigos revisados, que tendem a refletir paradigmas inerentes ao ambiente acadêmico voltada para a concepção histórico-cultural sobre o TDAH, e a postura dos pesquisados implementadas em suas práticas pedagógicas, as quais, por sua natureza, refletem aspectos associados trato direto com os alunos que levam a um conhecimento acentuadamente derivado de suas experiências cotidianas. Com isso, os resultados evidenciam a necessidade da promoção de uma formação docente que harmonize teoria e prática, na qual os conteúdos acadêmicos sejam contextualizados de acordo com a realidade e as necessidades dos alunos. A convergência entre as visões acadêmicas e a prática pedagógica pode, efetivamente, contribuir para aprimorar a qualidade da educação e para o progresso dos estudantes com TDAH.