Este trabalho é o resultado de uma experiência, em construção, vivenciada em uma turma de 22 alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Estácio do município de Ananindeua, no Estado do Pará. Durante a disciplina Metodologias das Ciências Humanas e suas Tecnologias, ministrada no formato híbrido foi possível resgatar princípios ativos de aprendizagem como uma forma de fomentar um melhor processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos básicos das áreas de sociologia, filosofia, geografia e história. O caminho metodológico adotado foi o de demonstrar e exercitar as metodologias ativas e tecnologias digitais que mais se adequavam aos temas, assim, foi possível atuar com as metodologias: Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Sala de Aula Invertida, Aprendizagem e Avaliação por Pares e Gamificação. Além disso, utilizar tecnologias digitais que permitissem a interação, avaliação e estudo no formato síncrono e assíncrono. Ao final, a pretensão é que os alunos elaborem um compêndio didático com 18 planos de aula e propostas de ensino baseado em suas vivências e experiências, e que, após duas etapas de validação feitas em evento específico, ele seja publicado em um repositório institucional público. Espera-se que os resultados demonstrem a efetividade no processo de ensino e aprendizagem dos alunos pela capacidade de compreensão das metodologias e tecnologias, assim como, de adequação ao conteúdo ministrado dentro de cada área do conhecimento.