A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113046 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5931 "inscrito_id" => 14097 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este estudo explora a importância do ensino de Biologia na formação educacional, destacando a integração entre teoria e prática para um aprendizado significativo. A integração desses elementos é crucial para um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo fundamentos conceituais e oportunidades para aplicação prática dos conhecimentos. Este estudo explora essa integração, motivado pela observação das dificuldades de aprendizagem dos alunos durante regências de estágio supervisionado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas didáticas de práticas bem-sucedidas aos alunos, visando aprimorar o ensino de biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Areia-PB com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Para abordar essas dificuldades, foram implementados métodos de ensino inovadores nas aulas de Biologia pretendendo aumentar o interesse e a participação dos estudantes. A colaboração com o professor supervisor e a Universidade Federal da Paraíba foi crucial para desenvolver as atividades. As aulas práticas abordaram os temas como microbiologia, onde os alunos puderam observar micro-organismos, como bolores e leveduras, enriquecendo sua compreensão sobre esses organismos. Também foram realizadas atividades práticas relacionadas à genética e ciclo celular, como a modelagem de estruturas celulares com massinha de modelar e a extração de DNA da banana. Essas práticas não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos teóricos, mas também tornaram o aprendizado mais tangível e significativo. Apesar da falta de laboratórios equipados, as atividades foram conduzidas em ambientes alternativos, demonstrando que é possível desenvolver práticas pedagógicas eficazes e inovadoras mesmo diante de limitações de infraestrutura. A abordagem pedagógica adotada combinou atividades práticas, discussões e aulas expositivas, visando motivar os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a integração entre teoria e prática é fundamental para aprimorar a educação em Biologia, promovendo um aprendizado mais profundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14097_TB5931_23102024103703.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "Mariana de Melo" "autor_email" => "mariana.melo@academico.ufpb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113046 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5931 "inscrito_id" => 14097 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este estudo explora a importância do ensino de Biologia na formação educacional, destacando a integração entre teoria e prática para um aprendizado significativo. A integração desses elementos é crucial para um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo fundamentos conceituais e oportunidades para aplicação prática dos conhecimentos. Este estudo explora essa integração, motivado pela observação das dificuldades de aprendizagem dos alunos durante regências de estágio supervisionado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas didáticas de práticas bem-sucedidas aos alunos, visando aprimorar o ensino de biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Areia-PB com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Para abordar essas dificuldades, foram implementados métodos de ensino inovadores nas aulas de Biologia pretendendo aumentar o interesse e a participação dos estudantes. A colaboração com o professor supervisor e a Universidade Federal da Paraíba foi crucial para desenvolver as atividades. As aulas práticas abordaram os temas como microbiologia, onde os alunos puderam observar micro-organismos, como bolores e leveduras, enriquecendo sua compreensão sobre esses organismos. Também foram realizadas atividades práticas relacionadas à genética e ciclo celular, como a modelagem de estruturas celulares com massinha de modelar e a extração de DNA da banana. Essas práticas não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos teóricos, mas também tornaram o aprendizado mais tangível e significativo. Apesar da falta de laboratórios equipados, as atividades foram conduzidas em ambientes alternativos, demonstrando que é possível desenvolver práticas pedagógicas eficazes e inovadoras mesmo diante de limitações de infraestrutura. A abordagem pedagógica adotada combinou atividades práticas, discussões e aulas expositivas, visando motivar os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a integração entre teoria e prática é fundamental para aprimorar a educação em Biologia, promovendo um aprendizado mais profundo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14097_TB5931_23102024103703.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANA DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "Mariana de Melo" "autor_email" => "mariana.melo@academico.ufpb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }