Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113046
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5931
    "inscrito_id" => 14097
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo explora a importância do ensino de Biologia na formação educacional, destacando a integração entre teoria e prática para um aprendizado significativo. A integração desses elementos é crucial para um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo fundamentos conceituais e oportunidades para aplicação prática dos conhecimentos. Este estudo explora essa integração, motivado pela observação das dificuldades de aprendizagem dos alunos durante regências de estágio supervisionado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas didáticas de práticas bem-sucedidas aos alunos, visando aprimorar o ensino de biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Areia-PB com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Para abordar essas dificuldades, foram implementados métodos de ensino inovadores nas aulas de Biologia pretendendo aumentar o interesse e a participação dos estudantes. A colaboração com o professor supervisor e a Universidade Federal da Paraíba foi crucial para desenvolver as atividades. As aulas práticas abordaram os temas como microbiologia, onde os alunos puderam observar micro-organismos, como bolores e leveduras, enriquecendo sua compreensão sobre esses organismos. Também foram realizadas atividades práticas relacionadas à genética e ciclo celular, como a modelagem de estruturas celulares com massinha de modelar e a extração de DNA da banana. Essas práticas não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos teóricos, mas também tornaram o aprendizado mais tangível e significativo. Apesar da falta de laboratórios equipados, as atividades foram conduzidas em ambientes alternativos, demonstrando que é possível desenvolver práticas pedagógicas eficazes e inovadoras mesmo diante de limitações de infraestrutura. A abordagem pedagógica adotada combinou atividades práticas, discussões e aulas expositivas, visando motivar os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a integração entre teoria e prática é fundamental para aprimorar a educação em Biologia, promovendo um aprendizado mais profundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14097_TB5931_23102024103703.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mariana de Melo"
    "autor_email" => "mariana.melo@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113046
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5931
    "inscrito_id" => 14097
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "Este estudo explora a importância do ensino de Biologia na formação educacional, destacando a integração entre teoria e prática para um aprendizado significativo. A integração desses elementos é crucial para um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo fundamentos conceituais e oportunidades para aplicação prática dos conhecimentos. Este estudo explora essa integração, motivado pela observação das dificuldades de aprendizagem dos alunos durante regências de estágio supervisionado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas didáticas de práticas bem-sucedidas aos alunos, visando aprimorar o ensino de biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Areia-PB com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Para abordar essas dificuldades, foram implementados métodos de ensino inovadores nas aulas de Biologia pretendendo aumentar o interesse e a participação dos estudantes. A colaboração com o professor supervisor e a Universidade Federal da Paraíba foi crucial para desenvolver as atividades. As aulas práticas abordaram os temas como microbiologia, onde os alunos puderam observar micro-organismos, como bolores e leveduras, enriquecendo sua compreensão sobre esses organismos. Também foram realizadas atividades práticas relacionadas à genética e ciclo celular, como a modelagem de estruturas celulares com massinha de modelar e a extração de DNA da banana. Essas práticas não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos teóricos, mas também tornaram o aprendizado mais tangível e significativo. Apesar da falta de laboratórios equipados, as atividades foram conduzidas em ambientes alternativos, demonstrando que é possível desenvolver práticas pedagógicas eficazes e inovadoras mesmo diante de limitações de infraestrutura. A abordagem pedagógica adotada combinou atividades práticas, discussões e aulas expositivas, visando motivar os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a integração entre teoria e prática é fundamental para aprimorar a educação em Biologia, promovendo um aprendizado mais profundo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14097_TB5931_23102024103703.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Mariana de Melo"
    "autor_email" => "mariana.melo@academico.ufpb.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este estudo explora a importância do ensino de Biologia na formação educacional, destacando a integração entre teoria e prática para um aprendizado significativo. A integração desses elementos é crucial para um processo de ensino-aprendizagem, fornecendo fundamentos conceituais e oportunidades para aplicação prática dos conhecimentos. Este estudo explora essa integração, motivado pela observação das dificuldades de aprendizagem dos alunos durante regências de estágio supervisionado. O presente trabalho teve como objetivo apresentar propostas didáticas de práticas bem-sucedidas aos alunos, visando aprimorar o ensino de biologia. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual localizada em Areia-PB com turmas do 2º e 3º anos do ensino médio. Para abordar essas dificuldades, foram implementados métodos de ensino inovadores nas aulas de Biologia pretendendo aumentar o interesse e a participação dos estudantes. A colaboração com o professor supervisor e a Universidade Federal da Paraíba foi crucial para desenvolver as atividades. As aulas práticas abordaram os temas como microbiologia, onde os alunos puderam observar micro-organismos, como bolores e leveduras, enriquecendo sua compreensão sobre esses organismos. Também foram realizadas atividades práticas relacionadas à genética e ciclo celular, como a modelagem de estruturas celulares com massinha de modelar e a extração de DNA da banana. Essas práticas não apenas facilitaram a compreensão dos conceitos teóricos, mas também tornaram o aprendizado mais tangível e significativo. Apesar da falta de laboratórios equipados, as atividades foram conduzidas em ambientes alternativos, demonstrando que é possível desenvolver práticas pedagógicas eficazes e inovadoras mesmo diante de limitações de infraestrutura. A abordagem pedagógica adotada combinou atividades práticas, discussões e aulas expositivas, visando motivar os alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Em suma, a integração entre teoria e prática é fundamental para aprimorar a educação em Biologia, promovendo um aprendizado mais profundo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.