Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMAS GERADORES FREIREANOS INSPIRANDO A ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110936
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2907
    "inscrito_id" => 8910
    "titulo" => "TEMAS GERADORES FREIREANOS INSPIRANDO A ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "O presente trabalho abordará uma proposta de Sequência Didática sobre Nutrição Saudável para ser aplicada nas aulas eletivas de Ciências da Natureza, do Novo Ensino Médio, baseada na Abordagem Temática de Paulo Freire e estruturada pela metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Para construirmos esse artigo fizemos uma breve revisão bibliográfica sobre os desafios que os educadores têm enfrentado na implantação do Novo Ensino Médio. Nessa busca conseguimos identificar muitas críticas quanto à falta de material didático e formação continuada dos profissionais da Educação para lidar com essa forma de Ensino Integral e com as disciplinas que compõem os itinerários formativos. Com o objetivo de fortalecer o planejamento do professor para as aulas das disciplinas eletivas, elaboramos uma proposta de aula mais atrativa e que valorize a autonomia do aluno como protagonista do seu conhecimento. Para isso, utilizamos a perspectiva da Educação Libertadora de Paulo Freire, através de temas geradores de interesse dos alunos alinhados ao conteúdo proposto pela disciplina, dando relevância ao contexto social do educando como base para sua aprendizagem e tendo como princípios o diálogo e a problematização. A proposta de ensino aqui apresentada possibilitará ao professor organizar sua dinâmica de sala em três momentos, que são definidos na obra de Delizoicov, Angotti e Pernambuco como: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Ao longo da metodologia descreveremos cada etapa e sua relevância para o Ensino de Ciências. Esse modelo de Sequência Didática pode ser adaptado a outro tema e aplicado em outras eletivas, de outras áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8910_TB2907_27102024184649.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAURA DOS SANTOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ana.laura93@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110936
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 2907
    "inscrito_id" => 8910
    "titulo" => "TEMAS GERADORES FREIREANOS INSPIRANDO A ELETIVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "O presente trabalho abordará uma proposta de Sequência Didática sobre Nutrição Saudável para ser aplicada nas aulas eletivas de Ciências da Natureza, do Novo Ensino Médio, baseada na Abordagem Temática de Paulo Freire e estruturada pela metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Para construirmos esse artigo fizemos uma breve revisão bibliográfica sobre os desafios que os educadores têm enfrentado na implantação do Novo Ensino Médio. Nessa busca conseguimos identificar muitas críticas quanto à falta de material didático e formação continuada dos profissionais da Educação para lidar com essa forma de Ensino Integral e com as disciplinas que compõem os itinerários formativos. Com o objetivo de fortalecer o planejamento do professor para as aulas das disciplinas eletivas, elaboramos uma proposta de aula mais atrativa e que valorize a autonomia do aluno como protagonista do seu conhecimento. Para isso, utilizamos a perspectiva da Educação Libertadora de Paulo Freire, através de temas geradores de interesse dos alunos alinhados ao conteúdo proposto pela disciplina, dando relevância ao contexto social do educando como base para sua aprendizagem e tendo como princípios o diálogo e a problematização. A proposta de ensino aqui apresentada possibilitará ao professor organizar sua dinâmica de sala em três momentos, que são definidos na obra de Delizoicov, Angotti e Pernambuco como: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Ao longo da metodologia descreveremos cada etapa e sua relevância para o Ensino de Ciências. Esse modelo de Sequência Didática pode ser adaptado a outro tema e aplicado em outras eletivas, de outras áreas do conhecimento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID8910_TB2907_27102024184649.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LAURA DOS SANTOS OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA OLIVEIRA"
    "autor_email" => "ana.laura93@aluno.ifce.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho abordará uma proposta de Sequência Didática sobre Nutrição Saudável para ser aplicada nas aulas eletivas de Ciências da Natureza, do Novo Ensino Médio, baseada na Abordagem Temática de Paulo Freire e estruturada pela metodologia dos Três Momentos Pedagógicos. Para construirmos esse artigo fizemos uma breve revisão bibliográfica sobre os desafios que os educadores têm enfrentado na implantação do Novo Ensino Médio. Nessa busca conseguimos identificar muitas críticas quanto à falta de material didático e formação continuada dos profissionais da Educação para lidar com essa forma de Ensino Integral e com as disciplinas que compõem os itinerários formativos. Com o objetivo de fortalecer o planejamento do professor para as aulas das disciplinas eletivas, elaboramos uma proposta de aula mais atrativa e que valorize a autonomia do aluno como protagonista do seu conhecimento. Para isso, utilizamos a perspectiva da Educação Libertadora de Paulo Freire, através de temas geradores de interesse dos alunos alinhados ao conteúdo proposto pela disciplina, dando relevância ao contexto social do educando como base para sua aprendizagem e tendo como princípios o diálogo e a problematização. A proposta de ensino aqui apresentada possibilitará ao professor organizar sua dinâmica de sala em três momentos, que são definidos na obra de Delizoicov, Angotti e Pernambuco como: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. Ao longo da metodologia descreveremos cada etapa e sua relevância para o Ensino de Ciências. Esse modelo de Sequência Didática pode ser adaptado a outro tema e aplicado em outras eletivas, de outras áreas do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.