Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA URCA PARA PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS, INCLUSIVAS E MULTICULTURAIS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica aconteceu na Universidade Regional do Cariri (URCA) desde 2018 e possibilitou ao longo do seu itinerário uma maior aproximação desta com a rede de educação básica da região do Cariri cearense e, nesse sentido, favorecido um efetivo diálogo quanto a formação teórico-prática dos licenciandos, bem como a prática da pesquisa colaborativa que se materializa em produções acadêmicas socializados em eventos científicos nacionais e internacionais. Para além de contribuir com o aperfeiçoamento da formação inicial de professores para a educação básica (residentes), o PRP/URCA proporciona processos de formação continuada a professores orientadores e a professores preceptores envolvidos no processo. Nesse sentido, pretende-se nesse texto analisar a contribuição do PRP URCA, para práticas educativas, inclusivas e multiculturais através das experiências formativas vivenciadas pelos 11 subprojetos que compõem o projeto institucional desenvolvidos nas escolas campo entre 2022 e 2024. A partir dos relatórios finais dos docentes orientadores de cada subprojeto e dos relatos de experiência dos residentes, e da observação participantes dos encontros de avaliação e partilha da experiência ocorridos após o término dos três módulo que estruturam as atividades do programa. A pesquisa se configura como colaborativa de caráter documental e de campo, utilizando como instrumental de coleta de dados questionários digitais utilizando a plataforma google forms junto a orientadores e preceptores do Programa. Utilizamos como referencial teórico autores que discutem a decolonialidade em articulação com a literatura sobre práticas educativas. Esse campo de pesquisa revelou a implicação do programa para a aproximação entre a universidade e as escolas, assim como evidencia as práticas educativas realizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. Os resultados apontam para a necessidade de políticas públicas direcionadas para o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, ao tempo que mostra a diversidade de ações educativas realizadas nos subprojetos.

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