O presente artigo buscou compreender como a Educação Midiática, em um mundo digitalizado, poder vir a ser uma bússola essencial para orientar o uso consciente e crítico do ambiente digital através da prática pedagógica. Mais do que um conjunto de habilidades, ela se configura como um processo contínuo de reflexão e ação, capacitando estudantes e educadores para navegar com discernimento no mar informacional de estímulos que estão presentes no cenário social do século XXI. Em um mundo saturado por informações, a Educação Midiática se torna essencial para combater a desinformação e a manipulação, promover a cidadania digital, desenvolver habilidades socioemocionais e estimular a criatividade e a produção de conteúdo, além de construir no estudante, sua própria voz crítica no cenário digital. Na atualidade, a falta do letramento digital, pode ter consequências graves, como cyberbullying, assédio online, uso inadequado das tecnologias digitais e vulnerabilidade à desinformação e à manipulação. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em diferentes fontes, considerando a recente discussão acerca do tema, buscando o aprofundamento de conceitos e sua aplicabilidade através de práticas pedagógica. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática que buscou utilizar ferramentas digitais como recursos pedagógicos e criar ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos, a partir da problematização: “como podemos utilizar a cultura midiática para a promover a paz no ambiente digital?”. Desse modo, através de ferramentas midiáticas, foram criados cartazes virtuais para promover a conscientização sobre uma cultura de paz no mundo digital. Assim, concluiu-se que através da sua prática pedagógica, o docente pode integrar a Educação Midiática ao currículo, transformando os estudantes em cidadãos críticos na sociedade digital, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.