EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COMO “BÚSSOLA” PARA O USO DO AMBIENTE DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113035 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5914 "inscrito_id" => 15860 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COMO “BÚSSOLA” PARA O USO DO AMBIENTE DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA." "resumo" => "O presente artigo buscou compreender como a Educação Midiática, em um mundo digitalizado, poder vir a ser uma bússola essencial para orientar o uso consciente e crítico do ambiente digital através da prática pedagógica. Mais do que um conjunto de habilidades, ela se configura como um processo contínuo de reflexão e ação, capacitando estudantes e educadores para navegar com discernimento no mar informacional de estímulos que estão presentes no cenário social do século XXI. Em um mundo saturado por informações, a Educação Midiática se torna essencial para combater a desinformação e a manipulação, promover a cidadania digital, desenvolver habilidades socioemocionais e estimular a criatividade e a produção de conteúdo, além de construir no estudante, sua própria voz crítica no cenário digital. Na atualidade, a falta do letramento digital, pode ter consequências graves, como cyberbullying, assédio online, uso inadequado das tecnologias digitais e vulnerabilidade à desinformação e à manipulação. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em diferentes fontes, considerando a recente discussão acerca do tema, buscando o aprofundamento de conceitos e sua aplicabilidade através de práticas pedagógica. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática que buscou utilizar ferramentas digitais como recursos pedagógicos e criar ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos, a partir da problematização: “como podemos utilizar a cultura midiática para a promover a paz no ambiente digital?”. Desse modo, através de ferramentas midiáticas, foram criados cartazes virtuais para promover a conscientização sobre uma cultura de paz no mundo digital. Assim, concluiu-se que através da sua prática pedagógica, o docente pode integrar a Educação Midiática ao currículo, transformando os estudantes em cidadãos críticos na sociedade digital, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15860_TB5914_27102024175757.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA VITÓRIA MORAIS DARWICHE FIQUENE" "autor_nome_curto" => "DUDA DARWICHE" "autor_email" => "dudadarwiche@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113035 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5914 "inscrito_id" => 15860 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA COMO “BÚSSOLA” PARA O USO DO AMBIENTE DIGITAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA." "resumo" => "O presente artigo buscou compreender como a Educação Midiática, em um mundo digitalizado, poder vir a ser uma bússola essencial para orientar o uso consciente e crítico do ambiente digital através da prática pedagógica. Mais do que um conjunto de habilidades, ela se configura como um processo contínuo de reflexão e ação, capacitando estudantes e educadores para navegar com discernimento no mar informacional de estímulos que estão presentes no cenário social do século XXI. Em um mundo saturado por informações, a Educação Midiática se torna essencial para combater a desinformação e a manipulação, promover a cidadania digital, desenvolver habilidades socioemocionais e estimular a criatividade e a produção de conteúdo, além de construir no estudante, sua própria voz crítica no cenário digital. Na atualidade, a falta do letramento digital, pode ter consequências graves, como cyberbullying, assédio online, uso inadequado das tecnologias digitais e vulnerabilidade à desinformação e à manipulação. Com isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica em diferentes fontes, considerando a recente discussão acerca do tema, buscando o aprofundamento de conceitos e sua aplicabilidade através de práticas pedagógica. Em seguida, aplicou-se uma sequência didática que buscou utilizar ferramentas digitais como recursos pedagógicos e criar ambientes de aprendizagem seguros e inclusivos, a partir da problematização: “como podemos utilizar a cultura midiática para a promover a paz no ambiente digital?”. Desse modo, através de ferramentas midiáticas, foram criados cartazes virtuais para promover a conscientização sobre uma cultura de paz no mundo digital. Assim, concluiu-se que através da sua prática pedagógica, o docente pode integrar a Educação Midiática ao currículo, transformando os estudantes em cidadãos críticos na sociedade digital, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15860_TB5914_27102024175757.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA VITÓRIA MORAIS DARWICHE FIQUENE" "autor_nome_curto" => "DUDA DARWICHE" "autor_email" => "dudadarwiche@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }