No cenário educacional atual, o engajamento dos alunos é um desafio constante, as olímpiadas têm se destacado como uma alternativa valiosa (ALMEIDA et al., 2022), integrando-se de forma significativa aos calendários escolares, proporcionando uma abordagem dinâmica para os processos de ensino e aprendizagem. São Miguel dos Campos, AL, Brasil, vem se destacando nos resultados nessas olimpíadas. Nos últimos anos, o município vem efetivando suas participações e alcançando êxito nas seguintes competições: Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, Olimpíada Nacional em História do Brasil. A Secretaria Municipal de Educação promove formações, os formadores de ciências da natureza e humanas orientam os professores. A partir desta etapa, os docentes intensificam as habilidades abordadas nestas provas, realizam as inscrições dos alunos orientando o processo da realização da olimpíada. Este trabalho objetiva-se coletar e analisar dados sobre vivências de docentes em olimpíadas e o êxito de discentes, com enfoque quanti-qualitativo, embasado em uma pesquisa por questionário e análise de dados fornecidos por participantes e número de alunos que obtiveram êxito, premiados com medalhas, notebooks, bolsa de iniciação científica e certificados. Desta forma, as olimpíadas educacionais impulsionam a aprendizagem.