Este artigo objetiva relatar e refletir sobre a investigação como prática de ensino e a interdisciplinaridade na criação de um “Grande Livro de Espécies Aquáticas Amazônicas”, em uma sequência investigativa, desenvolvidas no terceiro ano do fundamental no Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (CCIUFPA). Foi utilizado como estratégia didática a investigação como prática de ensino como método ativo de educatização. O Clube de Ciências é um espaço institucional de formação de professores, que proporciona uma antecipação à docência para graduandos de diversas áreas da licenciatura, promovendo a interdisciplinaridade das áreas e a iniciação científica infanto-juvenil de estudantes da educação básica. Nesse sentido, essa pesquisa é qualitativa, pois trabalha com a subjetividade e reflexão de uma professora-estagiária do Clube de Ciências. Assumimos a pesquisa narrativa, nesse sentido, construímos a narrativa de uma professora estagiária em termos de suas experiências, entre o ir e vir de suas concepções e análises singulares. Por intermédio do tipo de pesquisa narrativa, que consiste nas experiências docentes sob o referido tema, o estudo se desenvolve por meio da utilização dos seguintes instrumentos de pesquisa: os planos de aula, os diários de bordo e os registros de imagem no processo de produção. Sob a experiência em análise, refere-se a uma atividade, dentre a sequência investigativa, ao qual os sócios mirins (denominação dada aos estudantes da educação básica) estiveram na condição de construtores de conhecimentos por meio do “Grande Livro”, proporcionando a integralização de temas e áreas, que gerou reflexão sobre a abordagem investigativa assumida. Com isso, os discentes puderam aprender ciências de modo interdisciplinar, desenvolver atitudes e se envolver no próprio processo de aprendizagem. Consideramos que as práticas investigativas, quando orientadas e desenvolvidas de modo reflexivo e interdisciplinar, podem contribuir para aprendizagem criativa e significativa dos conhecimentos científicos, atitudinais e procedimentais.