A Robótica, por outro prisma, busca desmitificar sua complexidade, deste modo, o presente trabalho traz como método alternativo o uso da robótica desplugada. Tratando-se da ausência de objetos que possuem plug que vão a tomada ou bateria, robótica sem eletrônicos no Ensino Fundamental 1, tem como base a necessidade de fundamentar e justificar a adoção dessa abordagem, acredita-se que compreender esses potenciais efeitos é essencial para respaldar a proposta de ensino, destacando como ela pode impactar positivamente o desenvolvimento integral dos alunos. A pesquisa foi realizada utilizando método Hipotético-Dedutivo, fundamentado nos princípios da engenharia de software experimental este método é amplamente reconhecido por sua capacidade de formular e testa hipóteses, proporcionado uma estrutura lógica para a investigação científica. A escolha de afastar-se dos meios eletrônicos teve como propósito mostrar que a robótica é uma disciplina acessível a todos, independentemente da familiaridade com tecnologia digital. Essa abordagem busca altera a ideia de que o ensino de robótica está estritamente ligado a computadores e dispositivos eletrônicos, fomentando a criatividade e a participação ativa das crianças. A robótica desplugada revelou-se uma maneira envolvente de introduzir conceitos complexos de forma acessível, estimulando o pensamento crítico e a criatividade nas mentes curiosas dos alunos, ao se utilizar de materiais de baixo custo no desenvolvimento das atividades, o que se torna inovador na aula de robótica, sem ferramentas tecnológicas, fomentando o pensamento computacional este possuindo pilares: Abstração, Decomposição, Reconhecimento de padrões e Algoritmos, Habilidades e competências essenciais para educação moderna. observou-se que a maioria dos estudantes optou pela abordagem da Robótica Plugada, enquanto outra parcela escolheu a Robótica Desplugada, e uma minoria demonstrou preferência por ambas as modalidades. Como resultado, é possível inferir que o ensino da Robótica Desplugada é viável, já que os materiais necessários foram adquiridos sem grandes dificuldades, despertando o interesse das crianças e fomentando a curiosidade em relação ao conteúdo.