A ética é a ciência da reta ordenação dos atos humanos desde os últimos princípios da razão, é uma ciência prática, que trata de atos práticos. É a forma que configura a matéria dos atos humanos. A moral é o que se refere aos usos, hábitos e habitualidades e é explicada pelos costumes e pretende enunciar as regras, normas e leis que regem. Este trabalho teve por objetivo elencar conceitos de ética e moral, e refletir sobre a importância do trato da ética na formação de professores. Os procedimentos metodológicos desta pesquisa se caracterizam como qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. Neste âmbito, o professor como referência na construção de sujeitos deve se preocupar nos valores e virtudes ensinados, consciente da responsabilidade de ensino e desenvolvimento integral dos alunos, sendo a ética um tema a ser enfatizado na escola, compreendendo a ética como fundamento da ação humana, destacando seus impactos na formação de leis e normas que impactam a ação docente, uma vez que, a ética é entendida como teoria que orienta a reflexão sobre os princípios da conduta moral do homem. Desta forma, a ética é a reflexão da prática da moral, na própria cultura os valores são criados e refletem nas normas e princípios que envolvem os contextos de convivência, sendo a escola um dos principais na fase de desenvolvimento e formação do cidadão. Contudo o docente ao trabalhar a formação de valores éticos e morais depende um grande papel ao passo de que desempenhe bons direcionamentos sobre valores morais e promova consciência e reflexão ética nos educandos.