ENSINO DE FÍSICA PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112993 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5848 "inscrito_id" => 15060 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA" "resumo" => "A equipe de física do nosso projeto de educação para jovens adultos e idosos adota uma abordagem inovadora para ensinar conceitos de física, utilizando experimentos lúdicos e contextualizados no cotidiano dos alunos. Nosso objetivo é tornar a disciplina mais acessível e relevante, conectando-a diretamente com as experiências diárias dos participantes. Entre os tópicos abordados, trabalhamos a diferença entre temperatura e sensação térmica através de um experimento simples em que os alunos mergulham a mão em recipientes com diferentes temperaturas de água, permitindo que sintam na prática as distinções entre esses conceitos. Exploramos também a dilatação térmica e sua aplicação prática na expansão de pisos e cerâmicas, enfatizando a importância dos espaçadores para evitar o desprendimento dos materiais. No campo da óptica e visão, investigamos o funcionamento de lentes e problemas de visão, proporcionando uma compreensão mais profunda de como os nossos olhos funcionam e como as lentes corretivas podem ajudar. Estudamos fenômenos de luz, como sombras, penumbra e eclipses lunares, ajudando os alunos a entenderem esses eventos naturais através de demonstrações práticas. Além disso, na área de propagação do som, utilizamos o experimento do telefone de linha com copos e barbante para demonstrar como a tensão da corda influencia a qualidade do som transmitido. Esses experimentos lúdicos não apenas facilitam a compreensão dos conceitos físicos, mas também mostram aos alunos como a física está presente em seu dia a dia, enriquecendo sua percepção e entendimento da disciplina, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15060_TB5848_27102024110141.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO DABOIT ROBERTO" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiagodbtr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112993 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5848 "inscrito_id" => 15060 "titulo" => "ENSINO DE FÍSICA PARA JOVENS, ADULTOS E IDOSOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA" "resumo" => "A equipe de física do nosso projeto de educação para jovens adultos e idosos adota uma abordagem inovadora para ensinar conceitos de física, utilizando experimentos lúdicos e contextualizados no cotidiano dos alunos. Nosso objetivo é tornar a disciplina mais acessível e relevante, conectando-a diretamente com as experiências diárias dos participantes. Entre os tópicos abordados, trabalhamos a diferença entre temperatura e sensação térmica através de um experimento simples em que os alunos mergulham a mão em recipientes com diferentes temperaturas de água, permitindo que sintam na prática as distinções entre esses conceitos. Exploramos também a dilatação térmica e sua aplicação prática na expansão de pisos e cerâmicas, enfatizando a importância dos espaçadores para evitar o desprendimento dos materiais. No campo da óptica e visão, investigamos o funcionamento de lentes e problemas de visão, proporcionando uma compreensão mais profunda de como os nossos olhos funcionam e como as lentes corretivas podem ajudar. Estudamos fenômenos de luz, como sombras, penumbra e eclipses lunares, ajudando os alunos a entenderem esses eventos naturais através de demonstrações práticas. Além disso, na área de propagação do som, utilizamos o experimento do telefone de linha com copos e barbante para demonstrar como a tensão da corda influencia a qualidade do som transmitido. Esses experimentos lúdicos não apenas facilitam a compreensão dos conceitos físicos, mas também mostram aos alunos como a física está presente em seu dia a dia, enriquecendo sua percepção e entendimento da disciplina, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15060_TB5848_27102024110141.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO DABOIT ROBERTO" "autor_nome_curto" => "THIAGO" "autor_email" => "thiagodbtr@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }