A equipe de física do nosso projeto de educação para jovens adultos e idosos adota uma abordagem inovadora para ensinar conceitos de física, utilizando experimentos lúdicos e contextualizados no cotidiano dos alunos. Nosso objetivo é tornar a disciplina mais acessível e relevante, conectando-a diretamente com as experiências diárias dos participantes. Entre os tópicos abordados, trabalhamos a diferença entre temperatura e sensação térmica através de um experimento simples em que os alunos mergulham a mão em recipientes com diferentes temperaturas de água, permitindo que sintam na prática as distinções entre esses conceitos. Exploramos também a dilatação térmica e sua aplicação prática na expansão de pisos e cerâmicas, enfatizando a importância dos espaçadores para evitar o desprendimento dos materiais. No campo da óptica e visão, investigamos o funcionamento de lentes e problemas de visão, proporcionando uma compreensão mais profunda de como os nossos olhos funcionam e como as lentes corretivas podem ajudar. Estudamos fenômenos de luz, como sombras, penumbra e eclipses lunares, ajudando os alunos a entenderem esses eventos naturais através de demonstrações práticas. Além disso, na área de propagação do som, utilizamos o experimento do telefone de linha com copos e barbante para demonstrar como a tensão da corda influencia a qualidade do som transmitido. Esses experimentos lúdicos não apenas facilitam a compreensão dos conceitos físicos, mas também mostram aos alunos como a física está presente em seu dia a dia, enriquecendo sua percepção e entendimento da disciplina, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.