Um dos grandes desafios nas disciplinas ambientais é considerar a realidade dos alunos durante o processo de aprendizagem, conectando-os com os assuntos abordados em sala de aula. Dessa forma, o uso de fotografias como metodologia ativa e ferramenta didática busca auxiliar o aluno na visualização de conceitos teóricos e na formação do pensamento crítico e científico. Assim, o objetivo desse projeto foi a utilização de fotografias no processo de ensino e aprendizagem, de forma que os alunos fossem capazes de compreender e debater de forma crítica os processos ecológicos através de textos apresentados em sala e imagens produzidas por eles. O projeto foi aplicado na disciplina de Ecologia de Ecossistemas, ofertada no primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para isso, este projeto foi dividido em três etapas. Na primeira etapa foram discutidos sete textos, ofertados durante as aulas da disciplina, e a aplicabilidade desses no dia a dia. Na segunda etapa os alunos foram orientados a analisar a percepção ecológica na região onde eles moram ou regiões similares, através de fotos autorais. Em seguida, 42 alunos foram separados em 7 grupos e cada um dos textos foram sorteados para cada grupo. Cada equipe ficou com um texto o qual serviu como guia do tema para as fotos autorais. A terceira e última etapa foi a apresentação e discussão das fotografias autorais com apresentação de slides e debates sobre os temas. Por fim, pode-se concluir que as fotografias auxiliaram os alunos na compreensão dos temas da disciplina, sendo possível reconhecer e despertar o pensamento crítico acerca dos conceitos e processos ecossistêmicos. Além disso, as fotos e os comentários mostraram que os alunos foram capazes de reconhecer os assuntos das aulas em situações cotidianas, além de, levantar hipóteses, discussões e debates sobre os temas.