A biologia molecular é o campo que estuda os processos moleculares fundamentais à célula, como a replicação do DNA. No ensino, ela é crucial na preparação dos alunos para pesquisa, vida cotidiana e estímulo ao pensamento crítico. No ensino médio, a alfabetização científica, integrando teoria e prática, os alunos exploram técnicas laboratoriais, promovendo não apenas a compreensão conceitual, mas também habilidades práticas essenciais. Este trabalho tem o objetivo de investigar o potencial das oficinas de biologia molecular como uma abordagem didática para aprimorar o processo de aprendizagem dos estudantes, integrando a alfabetização científica e fortalecendo habilidades de investigação e pensamento crítico. O estudo busca uma compreensão mais completa do potencial das oficinas de biologia molecular, combinando tanto aspectos qualitativos quanto quantitativos. A análise quantitativa dos dados coletados por meio de formulários permite uma avaliação objetiva do impacto das oficinas no aprendizado dos participantes. Ao identificar a falta de familiaridade com conceitos básicos de biologia molecular entre os participantes, a metodologia destaca a importância do nivelamento de conhecimento antes da prática das oficinas. Esse nivelamento teórico não apenas prepara os participantes para as atividades práticas, mas também os ajuda a compreender melhor os conceitos abordados durante as oficinas. Desse modo, essa abordagem permite uma avaliação mais abrangente e fundamentada do potencial didático das oficinas de biologia molecular, considerando tanto a percepção dos participantes quanto o impacto mensurável no aprendizado. Nesse contexto, as atividades práticas experimentadas após a exposição de conteúdo foi importante para compreensão sobre o tema, tornando-se perceptível a grande oportunidade de popularização de experiência científica, por meio das vivências de práticas ofertadas por oficinas práticas e economicamente acessíveis, despertando o interesse e a curiosidade da comunidade externa pelas pesquisas propostas e desenvolvidas.