O presente estudo tem como objeto de enfoque, a proposta educativa relacionada ao espaço “Detranzinho” como instrumento de ensino e aprendizagem sobre o trânsito, a partir de uma ação do Movimento Maio Amarelo 2024 com a temática “Paz no trânsito começa por você”, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Pará (Detran-Pa) com crianças da Usina da Paz do bairro do Benguí. O objetivo consiste em analisar as contribuições do Detranzinho como instrumento de ensino e aprendizagem a partir das práticas pedagógicas observadas ao longo da ação do Movimento Maio Amarelo. Além disso, os objetivos específicos foram compreender a perspectiva sobre a educação para o trânsito e analisar quais os métodos e recursos adotados pelos servidores para trabalhar conteúdos que aproximem e dialoguem com a realidade dos educandos; apontar os desafios enfrentados pelos estagiários e servidores para desenvolver atividades, considerando a pluralidade encontrada no ambiente educacional. Neste trabalho, o referencial teórico utilizado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire (1981-2019) e a Teoria da Aprendizagem de Vygotsky (1991), assim como o Código de Trânsito Brasileiro (2022). Para tal finalidade, fora adotada a abordagem metodológica qualitativa. Por meio da pesquisa de campo, elegeu-se como técnica de coleta de dados a observação participativa durante a ação, e, a aplicação de um questionário online voltado para os estagiários. Os recursos utilizados pelos servidores e estagiários são videoaulas que reforçam a educação para o trânsito, bem como atividades de fixação após as explicações das aulas. A análise apreendida aponta para uma postura metodológica criativa, no entanto, com práticas convencionais que impossibilitam, muitas vezes, a inclusão e a acessibilidade. Dessa forma, destacamos a necessidade de trabalhar o tema, buscando apreender o público infanto-juvenil como ser capaz de transformar a sua realidade sobre o trânsito, por meio de ações inclusivas e conhecimentos significativos.