CUBO MÁGICO: UMA PROPOSTA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112697 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5432 "inscrito_id" => 14562 "titulo" => "CUBO MÁGICO: UMA PROPOSTA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA." "resumo" => "O presente trabalho busca, por meio da elaboração e relato de uma proposta didática, promover as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem da Matemática. Visando romper com o paradigma de dificuldade em matemática, a proposta oferece uma abordagem dinâmica e estimulante para o ensino de matemática por meio do Cubo Mágico. Para isso, foi realizado um resgate histórico para compreender sua evolução e relevância como objeto de entretenimento e desafio, além de uma pesquisa sobre suas possibilidades de utilização em sala de aula, estabelecendo conexões com fundamentos matemáticos para uma compreensão inovadora e divertida. Jogos educativos para o ensino de Matemática podem ser uma ferramenta poderosa, transformando conceitos complexos em desafios divertidos e interativos, despertando o interesse dos estudantes. Por meio de uma revisão bibliográfica, destaca-se a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o trabalho relata a aplicação de uma proposta pedagógica com um roteiro estruturado que relaciona a resolução do Cubo Mágico ao objetivo de identificar alguns conceitos matemáticos. A proposta foi aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, buscando não apenas ensinar a solução do quebra-cabeça, mas também melhorar o engajamento dos estudantes e promover uma compreensão mais profunda e integrada de seu funcionamento, incentivando uma abordagem prática e teórica simultaneamente. A atividade é um recorte de um trabalho de conclusão de curso e sua realização foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A partir desse trabalho, espera-se contribuir para a disseminação e ampliação do uso do Cubo Mágico como recurso pedagógico, estimulando o interesse pela disciplina de matemática e o desenvolvimento cognitivo dos alunos promovendo a concentração, o raciocínio lógico, o planejamento estratégico e a perseverança na resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14562_TB5432_14102024092334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR ANDRADE PEDROTTI" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitor.pedrotti@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112697 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5432 "inscrito_id" => 14562 "titulo" => "CUBO MÁGICO: UMA PROPOSTA PARA ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA." "resumo" => "O presente trabalho busca, por meio da elaboração e relato de uma proposta didática, promover as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem da Matemática. Visando romper com o paradigma de dificuldade em matemática, a proposta oferece uma abordagem dinâmica e estimulante para o ensino de matemática por meio do Cubo Mágico. Para isso, foi realizado um resgate histórico para compreender sua evolução e relevância como objeto de entretenimento e desafio, além de uma pesquisa sobre suas possibilidades de utilização em sala de aula, estabelecendo conexões com fundamentos matemáticos para uma compreensão inovadora e divertida. Jogos educativos para o ensino de Matemática podem ser uma ferramenta poderosa, transformando conceitos complexos em desafios divertidos e interativos, despertando o interesse dos estudantes. Por meio de uma revisão bibliográfica, destaca-se a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o trabalho relata a aplicação de uma proposta pedagógica com um roteiro estruturado que relaciona a resolução do Cubo Mágico ao objetivo de identificar alguns conceitos matemáticos. A proposta foi aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, buscando não apenas ensinar a solução do quebra-cabeça, mas também melhorar o engajamento dos estudantes e promover uma compreensão mais profunda e integrada de seu funcionamento, incentivando uma abordagem prática e teórica simultaneamente. A atividade é um recorte de um trabalho de conclusão de curso e sua realização foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A partir desse trabalho, espera-se contribuir para a disseminação e ampliação do uso do Cubo Mágico como recurso pedagógico, estimulando o interesse pela disciplina de matemática e o desenvolvimento cognitivo dos alunos promovendo a concentração, o raciocínio lógico, o planejamento estratégico e a perseverança na resolução de problemas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14562_TB5432_14102024092334.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITOR ANDRADE PEDROTTI" "autor_nome_curto" => "VITOR" "autor_email" => "vitor.pedrotti@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }