A sexualidade é algo essencial na vida do ser humano, e atua diretamente na construção da identidade pessoal e social do indivíduo. Apesar disso, a temática está repleta de tabus, provenientes de um contexto histórico religioso e machista. Além disso, a educação sexual é vista apenas como um estímulo à prática sexual precoce e à libertinagem. Com isso, o que se pode ver hoje, é o negacionismo aos direitos à liberdade de expressão e à sexualidade. Dessa forma, se vê necessário a implementação da educação sexual dentro das escolas, sendo este o lugar onde crianças e adolescentes passam grande parte da vida. Assim, este estudo teve como objetivo central identificar e analisar os principais desafios enfrentados pelos docentes ao tratar da educação sexual em sala de aula, bem como investigar e refletir sobre a importância da abordagem a diversidade de valores, crenças e comportamentos relativos à sexualidade, para compreender as contribuições e limites da ação pedagógica da escola no trato de questões da temática. O trabalho foi composto de uma revisão de literatura de publicações feitas após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018 a 2024, usando as plataformas Google Acadêmico e SciELO. Entre os principais resultados, constatou-se a presença de uma série de problemas enfrentados pela comunidade escolar, como preconceito, discriminação, entre outros, que impossibilitam a efetivação da temática de forma adequada e interdisciplinar. Diante disso, nota-se a necessidade da implementação de programas educativos que abordem o tema de forma planejada e sistematizada, proporcionando uma formação inicial e continuada aos profissionais da educação, além do apoio e participação da comunidade escolar e da sociedade.