A probabilidade é um conceito matemático fundamental na vida cotidiana, mas seu nível de abstração pode dificultar a compreensão inicial dos alunos. Um exemplo clássico no ensino de probabilidade é o sorteio de um objeto específico dentro de uma população. Este exemplo pode ser adaptado para diversas situações cotidianas, como a probabilidade de existência de vida em outros planetas. Considerando a conservação ambiental e a importância de se preservar a Terra, como planeta singular capaz de sustentar a vida, este trabalho propõe o uso de um Objeto de Aprendizagem (OA) chamado "A Caixa Espacial" para ensinar probabilidade no 6º ano do Ensino Fundamental, possibilitando a discussão sobre eventos probabilísticos aleatórios usando a analogia do universo como uma caixa cheia de planetas, explorando as chances de se encontrar vida, temperaturas extremas, ou desertos gelados. Dessa forma, esta pesquisa exploratória teve como objetivo a construção deste OA por meio de materiais reciclados e a aplicação do mesmo em uma turma do 6º ano para averiguar o entendimento dos alunos acerca de probabilidade, bem como trabalhar os conceitos de educação ambiental e preservação do planeta. O desenvolvimento deste OA e sua utilização mostra que é possível promover uma consciência ambiental com os alunos enquanto se trabalham conceitos matemáticos. Acredita-se que esta pode ser uma alternativa criativa para se trabalhar ambos os temas, especialmente pelas facilidades de construção e aplicação do OA, além de sua contextualização temática curiosa.