ANÁLISES DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MATEMÁTICA CAMPUS BALSAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5649 "inscrito_id" => 3770 "titulo" => "ANÁLISES DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MATEMÁTICA CAMPUS BALSAS" "resumo" => "Este artigo apresenta o resultado parcial das atividades realizadas no desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica, cujo objeto é a produção realizada no período de 1999 a 2022 por acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura do Campus Balsas/UEMA. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral catalogar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) contribuindo para divulgação e visibilidade das pesquisas aqui desenvolvidas. Utilizando a pesquisa bibliográfica e leituras minuciosas várias das metas propostas já foram atingidas. Reuniu-se um total de 117 trabalhos que foram separados inicialmente por ano de defesa e distribuídos em dois eixos – Educação e Aplicações Matemáticas. O texto apresenta e analisa essas produções buscando reagrupa-las em vários subeixos. Este estudo investiga o eixo Educação, no qual estão agrupados os trabalhos que apresentam temas voltados para a parte pedagógica do ensino da matemática, e nele se encontram um total de 86 trabalhos. Após a leitura dos resumos, palavras-chave e introdução foi possível alocá-los em 9 subeixos - Propostas pedagógicas, Dificuldades e reprovações, Geometria e desenho geométrico, Jogos e lúdico, Metodologias de ensino, Transtornos de aprendizagens, Matemática financeira, Formação pessoal e profissional e, por último, Temas diversos devido não se encaixarem em nenhuma das outras subdivisões. Tais trabalhos apontam que é perceptível notar que muitos deles podem ser de grande importância como material de pesquisa para futuros acadêmicos, porém não são devidamente usados e acabam por serem esquecidos na biblioteca do Campus. Conclui-se que, existe uma preocupação por parte dos acadêmicos em pesquisar sobre os aspectos pedagógicos do ensino da matemática, o que por sua vez aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados a essa temática aumentando significativamente os trabalhos voltados para essa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3770_TB5649_08102024142544.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN VANESSA NUNES CORDEIRO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Vanessa" "autor_email" => "kvanessa.silva07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112848 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5649 "inscrito_id" => 3770 "titulo" => "ANÁLISES DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MATEMÁTICA CAMPUS BALSAS" "resumo" => "Este artigo apresenta o resultado parcial das atividades realizadas no desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica, cujo objeto é a produção realizada no período de 1999 a 2022 por acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura do Campus Balsas/UEMA. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral catalogar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) contribuindo para divulgação e visibilidade das pesquisas aqui desenvolvidas. Utilizando a pesquisa bibliográfica e leituras minuciosas várias das metas propostas já foram atingidas. Reuniu-se um total de 117 trabalhos que foram separados inicialmente por ano de defesa e distribuídos em dois eixos – Educação e Aplicações Matemáticas. O texto apresenta e analisa essas produções buscando reagrupa-las em vários subeixos. Este estudo investiga o eixo Educação, no qual estão agrupados os trabalhos que apresentam temas voltados para a parte pedagógica do ensino da matemática, e nele se encontram um total de 86 trabalhos. Após a leitura dos resumos, palavras-chave e introdução foi possível alocá-los em 9 subeixos - Propostas pedagógicas, Dificuldades e reprovações, Geometria e desenho geométrico, Jogos e lúdico, Metodologias de ensino, Transtornos de aprendizagens, Matemática financeira, Formação pessoal e profissional e, por último, Temas diversos devido não se encaixarem em nenhuma das outras subdivisões. Tais trabalhos apontam que é perceptível notar que muitos deles podem ser de grande importância como material de pesquisa para futuros acadêmicos, porém não são devidamente usados e acabam por serem esquecidos na biblioteca do Campus. Conclui-se que, existe uma preocupação por parte dos acadêmicos em pesquisar sobre os aspectos pedagógicos do ensino da matemática, o que por sua vez aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados a essa temática aumentando significativamente os trabalhos voltados para essa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3770_TB5649_08102024142544.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN VANESSA NUNES CORDEIRO E SILVA" "autor_nome_curto" => "Vanessa" "autor_email" => "kvanessa.silva07@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }