A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109614 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 6834 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta como objeto “A educação ambiental na percepção dos alunos do PROEJA” e teve como objetivo geral analisar as percepções dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) sobre a Educação Ambiental. Para atingir esse objetivo, buscou-se identificar a compreensão dos alunos acerca da importância da Educação Ambiental; descrever em que componentes curriculares e de que maneira tem sido ministrada a temática Educação Ambiental nas aulas dessa modalidade de ensino; traçar o perfil dos partícipes da pesquisa e caracterizar as dificuldades e possibilidades percebidas pelos alunos no contexto das aulas que abordam a temática Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa descritiva, tendo como lócus de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, pertencente à rede Federal de Ensino. Participaram do estudo dez alunos devidamente matriculados no IFMA - Campus Codó na modalidade PROEJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos durante a pesquisa apontam a importância atribuída pelos alunos à educação ambiental, suas experiências relacionadas à temática em diferentes disciplinas, as principais dificuldades enfrentadas para compreender a Educação Ambiental e como aplicam os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6834_TB1037_27102024181444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE BRITO SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA BRITO" "autor_email" => "lucianabsilva88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109614 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 6834 "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO PROEJA" "resumo" => "A presente pesquisa apresenta como objeto “A educação ambiental na percepção dos alunos do PROEJA” e teve como objetivo geral analisar as percepções dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) sobre a Educação Ambiental. Para atingir esse objetivo, buscou-se identificar a compreensão dos alunos acerca da importância da Educação Ambiental; descrever em que componentes curriculares e de que maneira tem sido ministrada a temática Educação Ambiental nas aulas dessa modalidade de ensino; traçar o perfil dos partícipes da pesquisa e caracterizar as dificuldades e possibilidades percebidas pelos alunos no contexto das aulas que abordam a temática Educação Ambiental. A pesquisa foi conduzida com uma abordagem qualitativa descritiva, tendo como lócus de investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Codó, pertencente à rede Federal de Ensino. Participaram do estudo dez alunos devidamente matriculados no IFMA - Campus Codó na modalidade PROEJA. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados com base na Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados obtidos durante a pesquisa apontam a importância atribuída pelos alunos à educação ambiental, suas experiências relacionadas à temática em diferentes disciplinas, as principais dificuldades enfrentadas para compreender a Educação Ambiental e como aplicam os conhecimentos adquiridos em seu cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID6834_TB1037_27102024181444.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA DE BRITO SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA BRITO" "autor_email" => "lucianabsilva88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }