O artigo tem como objeto de estudo: formação inicial de professores no cenário educacional da Pandemia Covid-19. Partindo dessa premissa, definiu-se a seguinte questão-problema: quais são as complexidades, desafios e as possibilidades encontradas para a articulação e mobilização de saberes produzidos na formação inicial de professores durante a Pandemia Covid-19? O objetivo geral visa analisar as complexidades, desafios e possibilidades encontradas pelo/as estudantes de pedagogia no contexto da articulação e mobilização de saberes produzidos em sua formação durante a Pandemia Covid-19. Como base teórica desse artigo, recorremos às discussões de algumas bases teóricas que abordam acerca do objeto de estudo, dentre elas destacam-se: Formosinho (2009), Garcia (199), Nóvoa (2017), Gomez (1992). O estudo está inserido numa abordagem qualitativa, cujas discussões e reflexões enveredam para a percepção dos desafios e complexidades da formação de professores na Pandemia de Covid-19. Fizemos o uso do método autobiográfico conforme Ferrarotti (2010), firmado nos pressupostos da pesquisa narrativa, cujo dispositivo de produção de dados consistiu em uma entrevista narrativa autobiográfica para três acadêmicos do curso de pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. A pesquisa foi realizada no mês de agosto de 2021, de modo remoto, para manter o distanciamento social. Os resultados mostram que os acadêmicos possuem grande fragilidade em termo de conteúdo, muitas vezes tornando-se superficiais. Conclui-se que o distanciamento social no panorama da formação inicial serviu de aprendizagem para a construção da autonomia enquanto estudante de curso superior