O projeto de pesquisa intitulado "A presença de discentes negros e indígenas no IFRN - Campus Mossoró: levantamento das políticas afirmativas em curso em 2021/2022" tem como objetivo investigar as políticas de ações afirmativas destinadas à entrada de estudantes negros e indígenas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRN/Campus Mossoró. A pesquisa baseia-se na Lei 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas, que estabelece uma política afirmativa que reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, visando democratizar o acesso ao ensino técnico e superior. O projeto adotou uma abordagem metodológica baseada na triangulação, com ênfase na pesquisa de levantamento. Utilizando uma abordagem quali-quanti para análise dos dados coletados, o projeto visa identificar os indicadores de acesso relacionados à admissão e permanência de estudantes negros, pardos e indígenas através da política de cotas, além de examinar as políticas afirmativas implementadas no IFRN/Campus Mossoró. A pesquisa também se concentra na quantidade de estudantes beneficiados por essa lei e outras políticas de assistência estudantil destinadas a estudantes negros e indígenas. O objetivo desta exposição dos resultados do projeto é contribuir para a equidade racial, fortalecer as atividades de assistência estudantil e estabelecer mecanismos que possam auxiliar no processo de identificação étnico-racial dos estudantes.