PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7327 "inscrito_id" => 9699 "titulo" => "PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM." "resumo" => "É muito importante que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam, de fato, colocados em prática atividade docente. Neste sentido o subprojeto Pibid/Letras, na edição 2022-2024, promoveu a articulação entre teoria e prática a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de Letras, contemplando no caso da Literatura, o arcabouço teórico das disciplinas Teoria da Literatura I e II, Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I e II, Estudos Temáticos de Literatura Brasileira I, II, III e IV, Literatura Indígena, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Amazonense e Literatura Africana de Língua Portuguesa afim de que os licenciandos pudessem promover ações efetivas de práticas de leitura literária, análise de obras literárias, na perspectiva do letramento literário e da estética da recepção. A abordagem do texto literário foi realizada por meio de oficinas de leitura literária e produção textual, por isso o arcabouço teórico das disciplinas Teoria e Prática da Leitura, Produção Textual I e II, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos foram fundamentais para o planejamento e aplicação das oficinas. Destaca-se aqui a disciplina Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, pois além desta disciplina dar subsídio ao Estágio Supervisionado I e II, ela também prepara o acadêmico na produção e avaliação de materiais didáticos de acordo com nível de ensino, conteúdo e perfil do alunado. Na abordagem do texto literário, nas oficinas de leitura e produção textual os alunos articularam teoria e prática de forma a contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica no que concerne à leitura e escrita proficiente. Como suporte teórico tomou-se os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2001), Jouve (2012), Solé (1998), Pettit (2012), entre outros que contribuíram significativamente para o êxito das atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9699_TB7327_10062024223909.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELMA PACHECO SICSU" "autor_nome_curto" => "DELMA" "autor_email" => "dsicsu@uea.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7327 "inscrito_id" => 9699 "titulo" => "PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM." "resumo" => "É muito importante que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam, de fato, colocados em prática atividade docente. Neste sentido o subprojeto Pibid/Letras, na edição 2022-2024, promoveu a articulação entre teoria e prática a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de Letras, contemplando no caso da Literatura, o arcabouço teórico das disciplinas Teoria da Literatura I e II, Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I e II, Estudos Temáticos de Literatura Brasileira I, II, III e IV, Literatura Indígena, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Amazonense e Literatura Africana de Língua Portuguesa afim de que os licenciandos pudessem promover ações efetivas de práticas de leitura literária, análise de obras literárias, na perspectiva do letramento literário e da estética da recepção. A abordagem do texto literário foi realizada por meio de oficinas de leitura literária e produção textual, por isso o arcabouço teórico das disciplinas Teoria e Prática da Leitura, Produção Textual I e II, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos foram fundamentais para o planejamento e aplicação das oficinas. Destaca-se aqui a disciplina Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, pois além desta disciplina dar subsídio ao Estágio Supervisionado I e II, ela também prepara o acadêmico na produção e avaliação de materiais didáticos de acordo com nível de ensino, conteúdo e perfil do alunado. Na abordagem do texto literário, nas oficinas de leitura e produção textual os alunos articularam teoria e prática de forma a contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica no que concerne à leitura e escrita proficiente. Como suporte teórico tomou-se os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2001), Jouve (2012), Solé (1998), Pettit (2012), entre outros que contribuíram significativamente para o êxito das atividades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID9699_TB7327_10062024223909.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DELMA PACHECO SICSU" "autor_nome_curto" => "DELMA" "autor_email" => "dsicsu@uea.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }