Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID LETRAS/CESP/UEA: O IMPACTO DO DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DO LICENCIANDO EM LETRAS E NA PROMOÇÃO DA LEITURA LITERÁRIA EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARITINS/AM.

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

É muito importante que os conhecimentos adquiridos na Universidade sejam, de fato, colocados em prática atividade docente. Neste sentido o subprojeto Pibid/Letras, na edição 2022-2024, promoveu a articulação entre teoria e prática a partir dos conteúdos ministrados nas disciplinas do curso de Letras, contemplando no caso da Literatura, o arcabouço teórico das disciplinas Teoria da Literatura I e II, Estudos Temáticos de Literatura Portuguesa I e II, Estudos Temáticos de Literatura Brasileira I, II, III e IV, Literatura Indígena, Literatura Infanto Juvenil, Literatura Amazonense e Literatura Africana de Língua Portuguesa afim de que os licenciandos pudessem promover ações efetivas de práticas de leitura literária, análise de obras literárias, na perspectiva do letramento literário e da estética da recepção. A abordagem do texto literário foi realizada por meio de oficinas de leitura literária e produção textual, por isso o arcabouço teórico das disciplinas Teoria e Prática da Leitura, Produção Textual I e II, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos foram fundamentais para o planejamento e aplicação das oficinas. Destaca-se aqui a disciplina Produção e Avaliação de Materiais Didáticos, pois além desta disciplina dar subsídio ao Estágio Supervisionado I e II, ela também prepara o acadêmico na produção e avaliação de materiais didáticos de acordo com nível de ensino, conteúdo e perfil do alunado. Na abordagem do texto literário, nas oficinas de leitura e produção textual os alunos articularam teoria e prática de forma a contribuir na promoção de uma aprendizagem significativa dos alunos da Educação Básica no que concerne à leitura e escrita proficiente. Como suporte teórico tomou-se os estudos de Cosson (2014), Lajolo (2001), Jouve (2012), Solé (1998), Pettit (2012), entre outros que contribuíram significativamente para o êxito das atividades.

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