Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOCIABILIDADES AUDIOVISUAIS: DIFERENTES OLHARES SOBRE A UNIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109346
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 6380
    "titulo" => "SOCIABILIDADES AUDIOVISUAIS: DIFERENTES OLHARES SOBRE A UNIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6380_TB682_24102024225007.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA VELLOSO"
    "autor_nome_curto" => "Luciana Velloso"
    "autor_email" => "lucianavss@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109346
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 6380
    "titulo" => "SOCIABILIDADES AUDIOVISUAIS: DIFERENTES OLHARES SOBRE A UNIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6380_TB682_24102024225007.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA VELLOSO"
    "autor_nome_curto" => "Luciana Velloso"
    "autor_email" => "lucianavss@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.