O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos.