SOCIABILIDADES AUDIOVISUAIS: DIFERENTES OLHARES SOBRE A UNIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109346 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 6380 "titulo" => "SOCIABILIDADES AUDIOVISUAIS: DIFERENTES OLHARES SOBRE A UNIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6380_TB682_24102024225007.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA VELLOSO" "autor_nome_curto" => "Luciana Velloso" "autor_email" => "lucianavss@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109346 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 682 "inscrito_id" => 6380 "titulo" => "SOCIABILIDADES AUDIOVISUAIS: DIFERENTES OLHARES SOBRE A UNIVERSIDADE E SUAS RELAÇÕES" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6380_TB682_24102024225007.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA VELLOSO" "autor_nome_curto" => "Luciana Velloso" "autor_email" => "lucianavss@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }