O presente artigo trata de um estudo realizado em uma turma do 1º ano dos anos iniciais, no interior da Paríba, em uma escola do campo sobre a importância do lúdico no ensino da leitura. Nesse contexto, nosso objetivo primou pelos jogos e brincadeiras, estes que notadanente nas práticas pedagógica trá leveza e envolvimneto das crianças nas propostas de leitura, no que concerne a modalidade de alfabetização. O lúdico é uma forma prazerosa de aprender, pois a criança gosta muito de brincar. Portanto, para que haja interação da criança no processo de leitura lançamos mão de Vygotsky (1987); Antunes (2003) e Brasil (2008). Nossa metodologia está alicerçada em diferentes jogos para acontcesse a socialização em sala de aula, e tivesse uma concetividade com uma pesquisa qualitativa. Desse modo, fomos aplicando leitura com diferentes estratégias, que à medida que ia acontecendo Observávamos e refletia sobre o significativo para cada criança. Assim, mudávamos os jogos ou brincadeira quando não surtia o desejado envolvimento. Consideramos ao final de nossa exeriência com lúdico, a necessidade do professor(a) se envolver e interagir em primeiro lugar. Nesse cenário, a criança curiosa por natureza vai adentrando na brincadeira e usa sua criatividade, que acaba tendo interesse e consegue realizar a leitura de modo fácil, prazeroso e dinâmico, durante o processo de alfabetização.