ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PROPÕEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112596 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5291 "inscrito_id" => 1385 "titulo" => "ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PROPÕEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?" "resumo" => "A comunicação, seja oral ou escrita, constitui parte fundamental do convívio social humano, pois é ela que media as relações entre sujeitos e são as interações verbais que permitem ao homem adequar-se aos diferentes contextos sociais. Dessa forma, é perceptível a importância do desenvolvimento dessa habilidade na formação do alunado desde a educação básica, em especial quando trata-se da linguagem oral, haja vista que é a partir principalmente dela que nos comunicamos e exercemos papéis sociais. Sendo assim, este trabalho objetiva analisar o que propõe os Parâmetros Nacionais Curriculares de língua portuguesa (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) quanto ao eixo da oralidade no ensino fundamental anos finais, a fim de constatar avanços e desafios quanto a articulação ou não dos documentos norteadores da educação com os estudos linguísticos da oralidade. Nossa pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, haja vista que além desses documentos nos reportamos aos aportes teóricos de Marcushi (2001), Galvão e Azevedo (2015), Bunzen Junior (2016), Travaglia (2017), entre outros. Os resultados preliminares apontam que a oralidade conta com alguns avanços a partir da reflexão de diversos teóricos e homologação de documentos oficiais, que, embora ainda apresentem pontos questionáveis, compreendem o eixo como prática social inerente aos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1385_TB5291_12102024215621.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA BEATRIZ BALBINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Camila Beatriz" "autor_email" => "camilabeatriz.balbino@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112596 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5291 "inscrito_id" => 1385 "titulo" => "ORALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL: O QUE PROPÕEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS?" "resumo" => "A comunicação, seja oral ou escrita, constitui parte fundamental do convívio social humano, pois é ela que media as relações entre sujeitos e são as interações verbais que permitem ao homem adequar-se aos diferentes contextos sociais. Dessa forma, é perceptível a importância do desenvolvimento dessa habilidade na formação do alunado desde a educação básica, em especial quando trata-se da linguagem oral, haja vista que é a partir principalmente dela que nos comunicamos e exercemos papéis sociais. Sendo assim, este trabalho objetiva analisar o que propõe os Parâmetros Nacionais Curriculares de língua portuguesa (BRASIL, 1997) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) quanto ao eixo da oralidade no ensino fundamental anos finais, a fim de constatar avanços e desafios quanto a articulação ou não dos documentos norteadores da educação com os estudos linguísticos da oralidade. Nossa pesquisa caracteriza-se como descritiva e bibliográfica, haja vista que além desses documentos nos reportamos aos aportes teóricos de Marcushi (2001), Galvão e Azevedo (2015), Bunzen Junior (2016), Travaglia (2017), entre outros. Os resultados preliminares apontam que a oralidade conta com alguns avanços a partir da reflexão de diversos teóricos e homologação de documentos oficiais, que, embora ainda apresentem pontos questionáveis, compreendem o eixo como prática social inerente aos sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1385_TB5291_12102024215621.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA BEATRIZ BALBINO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Camila Beatriz" "autor_email" => "camilabeatriz.balbino@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }